segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Lou Reed & Metallica - "Lulu"

Todos que curtem Rock conhecem ou já ouviram falar de Lou Reed, integrante da lendária banda Velvet Underground. E todos conhecem o Metallica, que acredito que seja a banda mais bem-vista e mais pesada da atualidade. Essas duas entidades do Rock lançaram um álbum em parceria, em outubro pra ser mais preciso, chamado "Lulu".


"Lulu" não é um álbum do Lou Reed.
Também não é um álbum do Metallica.
Aí vocês perguntam: 'mas então o que é?'.

O álbum é um conjunto de canções inspiradas em 'Earth Spirit' e 'Pandora´s Box', do expressionista alemão Frank Wededkind do início do século XX. Duas peças, publicadas originalmente em 1904, giram entre os pontos de vista da personagem "Lulu" (sexualidade e cinismo), e as pessoas que se apaixonam desesperadamente por ela. Então ela conhece Jack O Estripador.

É isso mesmo: o álbum está em um contexto totalmente diferente do que estamos acostumados a ouvir nos dias de hoje, onde as bandas de Rock nada criam, copiam tudo e mudam um riff ou uma virada de bateria a mais.

O disco (aliás, discos, porque o álbum é duplo) é cheio de amargura, angústia, conflitos, o desespero... e é bastante pesado, tanto nas letras quanto no instrumental.
Como eu disse antes, não é um disco do Reed ou do Metallica, é uma coisa diferente. Porém, esse disco levou o Rock a um outro nível, já que foi inspirado em peças teatrais.

Vi muitas pessoas fazendo criticas negativas para o disco.
Mas acredito que são discos como esses que fazem uma mudança positiva no cenário musical. Porque não explorar o Rock em uma nova perspectiva? Tenho certeza que daqui algum tempo, esse álbum se tornará um clássico, tanto pelo tema abordado, como pelo instrumental pesado e pela genialidade de inovar em um conceito.
Recomendo! Ouça e deixe-se levar pelos caminhos obscuros de "Lulu".
E antes que eu me esqueça: o manequim de cera da capa é um manequim datado de aproximadamente 1900, bem como outros itens do interior do encarte. Rock' n' Roll também é cultura, galera!!


Disco 1

1- Brandenburg Gate
2- The View
3- Pumping Blood
4- Mistress Dread
5- Iced Honey
6- Cheat On Me

Disco 2

7- Frustration
8- Little Dog
9- Dragon
10- Junior Dad

Dá uma olhada na música "Iced Honey" ao vivo pra ter uma noção!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário