sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Revolucionários da música #1

Bem, muitos acham que o único revolucionário a pisar em solo terrestre foi Che Guevara, certo?
E muitas outras pessoas conhecem os músicos apenas pelas melodias legais, músicas pesadas etc.

Vou citar aqui alguns músicos que realmente são revolucionários dos tempos modernos.
E são inspiração pra uma época tão esquecida dos valores da liberdade...


Tupac Shakur



Nasceu em Nova Iorque, em meio à pobreza e situações precárias.
Estudou artes em Baltimore, e também atuação.
Sua mãe, Afeni Shakur, era militante do alto escalão dos "Panteras Negras", grupo revolucionário nos EUA, e seu padrasto, Mutulu, também do mesmo movimento, passou 4 anos na lista dos 10 mais procurados do FBI.
Foi preso diversas vezes, e muitas dessas prisões se davam ao fato que as letras de suas músicas criticavam a violência policial contra negros, algo que inclusive ocorreu com ele, logo após o espancamento de Rodney King, o caso mais conhecido de violência policial nos EUA.
Era conhecido por ser ativista social, por defender a igualdade política, econômica, social e racial.
Foi assassinado em 1996, em Las Vegas, e sua morte é envolvida em vários mistérios, incluindo uma teoria que o próprio governo teria contribuído para isso, já que consideravam Tupac perigoso, e entrevistas reveladas recentemente mostram Tupac dizendo que, se estivesse vivo, teria fundado um partido político não só para negros, mas para todos os esquecidos da América.




Tom Morello






Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine e Audioslave, morou no Harlem, Nova Iorque.
Sua mãe era professora e seu pai era membro do Exército de Guerrilha Mau-Mau, que libertou o Quênia do comando dos britânicos.
Estudou em Harvard e se graduou com honras em Ciências Políticas.
Tem uma ONG junto com Serj Tankian (os dois foram presos juntos enquanto distribuiam comida para os desabrigados na Califórnia), chamada Axis of Justice.
Também é artista solo, sob o alter-ego de 'Nightwatchman', explorando ainda mais seu ativismo político em suas músicas, que são uma reação contra as guerras, contra os ataques, as torturas, prisões secretas e espionagem ilegal de cidadãos.



Serj Tankian





Serj Tankian, vocalista da banda System of a Down, é descendente de armênios.
Durante o chamado 'genocídio armênio' (que ocorreu por volta de 1915), seus avós se mudaram para o Líbano, e em 1975, mudou-se com sua família para os EUA.
Estudou na Universidade de Northbridge, onde estudou comércio, artes visuais e música.
Em 13 de setembro de 2001 publicou no site oficial do System of a Down um texto chamado 'Understanding Oil', e foi removido pela gravadora Sony. Muitos interpretaram o texto como uma justificativa às ações terroristas, embora não fosse essa a mensagem que Tankian queria transmitir.
Suas músicas, tanto em banda quanto artista solo, expõe tudo o que de errado acontece nos EUA e no mundo, e faz críticas às guerras. 



É galera... o legal é entender o que os músicos querem realmente dizer em suas letras!




Nenhum comentário:

Postar um comentário