terça-feira, 4 de dezembro de 2012

My Chemical Romance - The Black Parade


Pessoal, tenho que ser sincero: sempre curti bandas que pegam determinada ideia ou história, e baseiam um álbum todo nessa ideia ou história.
Tipo o genial David Bowie, na época do clássico "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars", lançado em 1972. Nos próximos posts vou falar deste clássico atemporal.
Ou então como o disco mal compreendido do Lou Reed e Metallica, "Lulu" (já falei dele aqui).


No caso do disco deste post, é uma banda famosa, porém mal interpretada.
O My Chemical Romance, banda de New Jersey, formada em 2001, é geralmente rotulada como uma banda "Emocore", o que é erradíssimo. A influência é clara que contém elementos de Rock Alternativo, Post-Hardcore e Punk. E como o vocalista Gerard Way já afirmou, eles se inspiram em filmes, geralmente de terror, para compor seus discos, e disse odiar o estilo "Emocore".

Já lançaram 4 discos: "I Brought You My Bullets, You Brought Me Your Love", de 2002, "Three Cheers for Sweet Revenge", de 2004, "The Black Parade", de 2006 e "Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys", de 2010.
Todos eles são baseados em determinadas histórias, mas no caso deste post, é sobre o álbum de 2006, "The Black Parade", que vou falar.

Variáveis da capa: a capa clara foi lançada aqui no Brasil.

Em entrevistas, Gerard Way contou que se inspiraram nos seguintes álbuns como influências: "A Night at the Opera" de Queen, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" de The Beatles, "The Wall" de Pink Floyd e "Mellon Collie and the Infinite Sadness" de The Smashing Pumpkins. Claramente, álbuns clássicos, altamente trabalhados, e no caso do disco do The Smashing Pumpkins, sombrio.

A banda My Chemical Romance.

O disco conta a história de um paciente que está morrendo de câncer no hospital.
O paciente começa a se lembrar de todas as coisas em sua vida, desde quando era criança, quando seu pai o levou para ver um desfile. Então ele começa a se recordar das coisas que fez, a conversar com as pessoas próximas à ele, até ter visões de morte, com a chegada da 'parada negra'.

A idéia da 'Parada Negra' é muito bem
bolada: o topo do post tem a imagem da parada completa,
que é a arte do encarte do disco.

O disco conta os dramas e medos do paciente, de sua doença, de suas crenças e do medo de ir para o inferno. É realmente uma história tortuosa, porém muito bem elaborada, que prende quem está ouvindo. Segue a tracklist do disco:

1 - The End
2 - Dead!
3 - This is How I Disappear
4 - The Sharpest Lives
5 - Welcome to the Black Parade
6 - I Don't Love You
7 - House of Wolves
8 - Cancer
9 - Mama
10 - Sleep
11 - Teenagers
12 - Disenchanted
13 - Famous Last Words
14 - Blood" (faixa escondida)

Indico quem quiser adquirir o álbum, que ouçam e acompanhem com as letras, para um melhor entendimento. E é estranho, porém vou falar disso: o disco foi gravado no estúdio Canfield-Moreno Estate, em Silver Lake, Los Angeles. Também conhecido como Paramour Mansion, é conhecida como uma mansão extremamente mal-assombrada.

A Paramour Mansion, imponente... e assombrada.

Não tenho muita certeza, mas os próprios membros da banda contam quem aconteciam muitas coisas obscuras dentro da mansão durante a gravação do disco, como o vocalista Gerard Way acordar a noite e sentir que tinha alguém (ou alguma coisa) apertando sua garganta, e daí nasceu a música "Sleep".

A banda em frente à mansão: pesadelos e fatos inexplicáveis.

O irmão de Gerard, Mike Way, entrou em depressão, e os membros da banda decidiram retirá-lo da mansão. Fora as torneiras que se abriam sozinhas, nos banheiros, e uma pintura de um anjo que havia acima da lareira. E a parte inferior da pintura estava escondida, e os membros da banda moveram o quadro para ver a pintura inteira, revelando que havia um demônio na arte, abaixo do anjo. Claro que o ambiente da mansão se deixou transparecer na sonoridade do disco, conscientemente ou não.

Enfim, é um ótimo disco, é denso, muito bem trabalhado e acredito ser o melhor trabalho do My Chemical Romance. Ouçam o álbum e se deixem levar pela 'Parada Negra'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário