segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Clube da Luta


Este post é especial pra mim, pois além de ser fã, me sinto meio melancólico falando sobre o "Clube da Luta". É engraçado, pois fui assistir o filme no cinema... no final eu conto mais...


Quando o filme "Clube da Luta" (Fight Club, 1999) saiu nos cinemas nacionais, poucas pessoas sabiam que ele foi inspirado em um livro. 
O livro foi escrito por Chuck Palahniuk, e lançado em 1996, é um livro que poucas pessoas leram na época, e quem leu, ficou chapado. Claro, não era para ser diferente.

A capa original americana, de 1996, e a primeira capa lançada no Brasil.

Uma história carregada de humor negro, filosofia, violência, subversão e pode ser considerada até perigosa, porém o autor diz que se trata de uma história romântica.
Tudo começa com um cara que sofre de insônia grave. O personagem principal procura vários meios de voltar a ter o tão precioso sono natural. Até que por vários fatores, conhece o carismático Tyler Durden, e se envolve com a estranha mulher chamada Marla.

Tyler Durden (Pitt) e Jack (Norton):
amizade na base da porrada!

Após ser firmada a amizade entre eles (na base da porrada, lógico...), eles formam o "Clube da Luta", onde acreditam que podem formar leis à margem da sociedade, se liberando das leis sem sentido formadas prla sociedade que nos cerca. Claro que o clube tem uma finalidade maior, que vai desde vandalismo até atentados terroristas. Mas a ideia de Tyler é que é necessário sair da zona de conforto, se arriscar. 

Com o lançamento do filme, em 1999, dirigido por David Fincher, seguiu a ideia do livro, mudando poucas cenas com relação ao livro (algumas forma elogiadas por Palahniuk, que disse que ficaram melhor que o livro), mas a escolha dos atores foi o ponto crucial:

- Edward Norton (genial) é o personagem principal, aqui batizado de "Jack";
- Brad Pitt (doentio) é Tyler Durden;
- Helena Bonham Carter (louca) é Marla;
- O roqueiro Meat Loaf (hilário) é Bob;
- Jared Leto (do 30 Seconds to Mars) é Babyface.

O Clube da Luta é uma fachada para algo maior...

Acho que nenhum dos atores acreditava no impacto que o filme faria no cenário da época.
Claro que a imagem largada, carismática, engraçada, suicida e insana de Brad Pitt deu a cara ao personagem Tyler Durden, que até hoje é mostrado como símbolo do Clube da Luta.

As várias capas do filme.

O filme foi lançado em VHS e em DVD depois, que conta com várias capas diferentes, mas em 2004, saiu a edição definitiva em DVD, uma edição dupla, com bônus muito bons, desde cenas excluídas e material publicitário.

Capa da edição definitiva.

E no mesmo ano de 2004, foi lançado o game "Fight Club" para PlayStation 2.
O game segue o padrão do filme e do livro, é violento, obscuro... e muito divertido.
A banda de New Metal, Limp Bizkit, já citou o "Clube da Luta" em várias músicas, e o próprio vocalista Fred Durst já declarou ser fã.

Capa do game para PS 2: muito bom e violento!

O livro já foi esgotado a muito tempo, e a Editora LeYa (a mesma de "God of War) conseguiu relançar a história, em abril de 2012. Mas a capa já foi alterada: após o lançamento, a capa que parecia uma tatuagem de marinheiro, com um punho fechado, não foi bem recebida pelo público, e fez a editora trocar a imagem: o conhecidíssimo sabonete rosa (acredito que é o símbolo mais conhecido), salpicado de sangue, é a capa definitiva (é a que eu tenho).

Novas capas para o relançamento:
a original foi cancelada, e a do sabonete é a oficial.

Porém, um filme causou um impacto negativo no cenário underground: começaram a se formar, de verdade, clubes clandestinos de luta ou mesmo em quintais das casas, ou como foi batizado "backyard fighting".

E é aqui que eu continuo contando o que aconteceu no topo do post:
No dia em que fui assistir o filme no cinema, foi o mesmo dia em que o doido entrou atirando no cinema, em São Paulo, após assistir o filme. Claro que eu não estava na mesma sala, nem na mesma cidade, mas foi o mesmo horário da sessão. Fico pensando como será que ele interpretou o filme, já que eu saí da sala contente paca, falando "porra, que filme animal!".


Mas "Clube da Luta" é um filme bem feito, com atores de ponta, e recomendo quem não assistiu, assista urgentemente! E aproveitem para ler o livro, que é igualmente maneiro, mas dois avisos:
1 - é um livro/ filme pesado, não é pra qualquer um;
2 - tomem cuidado ao conhecer Tyler Durden: ele não te deixará na sua zona de conforto, e mostrará que a auto destruição é o que faz a vida valer a pena!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário