sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Snoop Lion - O Renascimento


Galera, achei maneira essa história.
O rapper Snoop Dogg (cujo nome verdadeiro é Calvin Cordozar Broadus) é figurinha carimbada na música.
Dos anos 90 pra cá, sempre lançando músicas de qualidade, hits e mais hits. Mas sua história é complicada... Conhecido como um gangster, já foi preso várias vezes, já foi cafetão, antes da fama traficou drogas, fora que já foi artista da gravadora Death Row Records.


Vendo que sua vida era vivida no fio da navalha, tantos amigos mortos pelo caminho (entre eles Tupac Shakur e Eazy-E), claramente deixava isso transfigurar em suas músicas. Mas avaliando mais profundamente, em seus últimos discos (excelentes por sinal), mais notávelmente o "Malice n Wonderland", lançado em 2009, mostra um Snoop mais cansado do "jogo" do Hip-Hop. É a fama cobrando seu preço.

"Malice n Wonderland": prenúncio do preço da fama.

Mas diferentemente de seus amigos, Snoop nunca foi um cara que procurava guerra com outros rappers, tão comum no cenário. Ele nunca procurava aparecer, como é mais comum ainda. Ele chegou em um determinado nível, e apenas se manteve.

Mas sua vida e carreira sofreram mudanças drásticas, e para melhor.
Em 2012, fez uma viagem para a Jamaica.
Se sentiu tão à vontade, tão revigorado com a cultura jamaicana, que isso influênciou seu novo meio de pensar, compor e cantar.

Após viagem para Jamaica, Snoop Dogg deixou de existir.
Agora, Snoop Lion.

Em 31 de Julho de 2012, mudou seu pseudônimo de Snoop Dogg para Snoop Lion. Como o prórpio Snoop disse, esse nome lhe foi dado na Jamaica, por um padre Rastafari. 

Nessa mudança radical, serão lançados seu novo disco, "Reincarnated", e um documentário com o mesmo nome, mostrando essa viagem para a Jamaica e sua mudança. No trailer deste documentário (que está logo abaixo), achei muito legal duas partes: uma senhora Rastafari abraça Snoop e lhe diz: "... o filho pródigo retornou...".
E outro comentário do próprio Snoop, no estúdio: "Chega de dizer 'meu nome é Snoop Dogg, tenho dinheiro, trafico drogas, tiroteio', chega disso."

Capa do documentário.

Já foram lançados três singles do novo disco, altamente influênciados pelo famoso Reggae jamaicano de raiz. A música "La la la" (clipe abaixo), onde mostra Snoop Dogg "morrendo", e renascendo como Snoop Lion, em um clipe limpo, leve e colorido, cheio de crianças.
Os outros singles são "Here Comes the King" e "Lighters Up", igualmente leves e limpos.

Capa do 1º single.

Capa do 2º single.

Claro que já estou no aguardo do novo álbum do Snoop Lion, porque essa nova e ótima mudança foi tão ótima, tão urgente e tão natural, que tenho certeza, que agora sim, Snoop Lion será lembrado como uma verdadeira lenda na música.

Trailer do documentário:


Clipe de "La la la":


Nenhum comentário:

Postar um comentário