domingo, 14 de abril de 2013

Guitarristas - Técnica e Distorção!


Fala galera!
Sempre falo de muitos álbuns, mas dessa vez decidi postar álbuns solo de guitarristas geniais!
Claro que existem muitos mais, mas como pontapé inicial, esses três são especiais!

Keith Richards, um dos fundadores da banda lendária Rolling Stones, lançou seu 1º disco solo em 1988.
Na minha opinião, Keith juntamente com Jimmy Page, redefiniram os rumos do Rock n' Roll nas décadas de 60 e 70.

Keith Richards


Após um desentendimento com Mick Jagger, seu parceiro de longa data, resolveu gravar um disco solo, com outros músicos desconhecidos, porém de técnicas excelentes. E o nome da banda (que aliás, acho o melhor nome de bandas que já existiu) surgiu de uma maneira inusitada: se juntaram, e movidos pela inspiração e amor à música, chegavam a virar o dia improvisando e gravando tudo o que rolava no estúdio. 

E Keith reparou que sempre estavam à mão bebidas caras, que se tornaram companheiras dos músicos. Daí surgiu o nome, "Keith Richards and The X-Pensive Winos (Keith Richards e Os Bebuns de Classe - que nome da hora!)". E quem canta é Keith mesmo, com uma voz muito bem trabalhada!

Um trabalho fortemente calcado no Blues de raiz, coisa que Richards é fascinado, e nunca teve liberdade para demonstrar em sua maneira mais pura. É raridade, muito difícil de se encontrar nos dias atuais!

Talk is Cheap - 1988

Big Enough
Take It So Hard
Struggle
I Could Have Stood You Up
Make No Mistake
You Don't Move Me
How I Wish
Rockawhile
Whip It Up
Locked Away
It Means A Lot


John Petrucci


John Petrucci, ex guitarrista da banda de metal Dream Theater, também mostrou seu domínio de guitarra em seu 1º disco solo: "Suspended Animation".
É extremamente pesado! Claro, e sua técnica (que chega a velocidade na palhetada alternada chegando até 320bpm!) está toda empregada no decorrer de 9 faixas. Não tenho como destacar alguma faixa, pois o disco rola mesmo como uma coisa só. Mas a 1ª faixa já demonstra seu apetite pelo que te espera!
É raro? É. Só importado mesmo, e se tiver sorte. Mas o esforço vale muito a pena!

Suspended Animation - 2005

Jaws of Life
Glasgow Kiss
Tunnel Vision
Wishful Thinking
Damage Control
Curve
Interlude
Lost Without You
Animate-Inanimate


Joe Satriani


E o que falar de Joe Satriani?
Considerado um dos virtuosos do Rock moderno, unindo técnica e velocidade, conseguiu numa época dominada pelo Pop, fazer um sucesso estrondoso lançando álbuns de Rock Instrumental. 
O álbum "The Extremist", de 1992, trouxe um sucesso absurdo a sua carreira (não que ele já não o tivesse, apenas aumentou... e muito!), e trouxe sucessos como "Summer Song", "Friends" e "Crying'".

Hoje, além de sua espetacular carreira solo, também faz parte da superbanda Chickenfoot, junto com Sammy Hagar e Michael Anthony, que eram do Van Halen, e o baterista Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers.

E detalhe: Satriani foi professor de guitarra dessa galera: Kirk Hammett (Metallica), David Bryson (Counting Crows), Kevin Cadogan (Third Eye Blind), Larry Lalonde (Primus), Alex Skolnick (Testament), Phil Kettner (Laaz Rockit), Charlie Hunter e... do Steve Vai!!!!

The Extremist - 1992

Friends
The Extremist (Living on the Edge)
War
Cryin'
Rubina's Blue Sky Happiness 
Summer Song 
Tears in the Rain 
Why 
Motorcyle Driver
New Blues 

Um comentário:

  1. Lembrem-se: "Keith Richards não pode ser morto por armas convencionais."

    ResponderExcluir