sábado, 24 de maio de 2014

Rock n' Roll - Marketing, Polêmica e Inferno

Fala galera!

Depois de um assunto pesado no post anterior, agora é um assunto mais leve (ou não). Será que as bandas mais conhecidas, os maiores alvos de fanatismo religioso, são realmente satânicas?
Até que ponto o satanismo se confunde com marketing ou falta de entendimento no assunto (ou letras) dessas bandas?
Vou mostrar as bandas mais faladas, e já vou trazendo explicações das próprias bandas com relação a isso.




Slipknot

A banda de Des Moines, Iowa, é considerada por muitos, satânica.
Pois bem... onde começou isso?
O 2º disco da banda, chamado "Iowa", traz na capa um bode preto.
E qualquer um sabe que o bode preto é um claro sinal de invocações malignas, certo?


Errado! Na cidade dos caras, Des Moines, além das vastas plantações de milho, os bodes também são abundantes na região. E o bode preto, cá entre nós, chama muito mais a atenção em uma capa de disco do que um milho. 

Trecho que encontrei em um site sobre essa capa:
"A primeira vista podemos pensar que a capa traz a imagem de um bode, sendo inofensiva (apenas de extremo mau gosto), mas engana-se que pensa assim. A capa é a imagem do demônio Baphomet, sendo explícito o satanismo que a banda dissemina."

Baphomet não é demônio, filho da puta burro! Continuando...

E o fato da banda usar máscaras, dizem incentivar o homossexualismo e a transexualidade, porque não dá pra saber se são homens ou mulheres. Então... desde o primeiro disco, no encarte dos discos, trazem os nomes dos integrantes. E pouco tempo depois, eles já andavam sem máscaras pra todo lado.


Slipknot é satânico? Não. 
Apenas mal compreendido.


Marilyn Manson


Falo muito do Reverendo Manson aqui no blog. Sou fã dele mesmo.
Mas ele é satânico?
Tudo começou com o lançamento de seu disco "Antichrist Superstar", lançado em 1996. O nome já é polêmico, e o clima sinistro das músicas ajuda muito. E fora as letras pesadas.


Porém, o próprio Manson explica: 
"A intenção desse trabalho é de mostrar à sociedade americana que a figura do Anticristo é reflexo de uma moral cheia de falhas, e que a execução dessa moral é na verdade o próprio anticristo. Foi inspirado também em meus pesadelos."

O disco teve também a intenção de derrubar as bases do cristianismo, já que, nas palavras de Manson "a falta de fé do povo é que é o Anticristo.". Suas letras são bem complexas, e quando entendemos realmente o que ele quer dizer, ele não se torna tão "perverso" assim.

Manson e Anton LaVey.

E sim, ele foi nomeado Reverendo na Igreja de Satã, pelo próprio Anton LaVey, e aceitou mesmo por educação, já que ele nunca tomou parte de eventos ou disseminou ideias entre os frequentadores da igreja.

Marilyn Manson é satânico? Não. 
Ele é polêmico, inteligente e fala realmente o que pensa.


Ghost B.C.


Os mais novos queridinhos dos fanáticos religiosos e desentendidos de plantão, o Ghost veio com uma ideia (nem tanto) nova: o vocalista vestido como um Papa (tanto que o nome dele é Papa Emeritus) e os músicos com tipos de batina. A propósito, Papa Emeritus é muito, muito carismático!
O Ghost é satânico?

O 1º disco do Ghost: recomendadíssimo!!

Suas letras são claramente satânicas. Qualquer tradução ou até mesmo os clipes dã a entender isso. Mas e as vestimentas?
Tudo isso leva a entender que eles querem mesmo é cutucar o cristianismo, o que eu acho muito maneiro, balançar esse status quo entre música e religião, essa "batalha" muito antiga, e cada vez piorando.

E claramente os fanáticos religiosos sentem essa cutucada. E o mais legal, não entendem.
E o Ghost B.C. se utiliza de sonoridade e ambientação muito comum na década de 70, de onde surgiram a maior parte de todos esses rumores. Deem uma lida em alguns comentários abaixo:



Ghost B.C. é satânico?
Não, também são muito inteligentes e sabem onde estão mexendo.

Poderia citar várias outras bandas que gostam de tocar nesse assunto da lavagem cerebral de algumas religiões cristãs e causar polêmica. Exemplos recomendados para todos nós irmos para o "inferno":

Slayer (o disco "God Hates Us All" é foda!)



 Gorgoroth (disco "Antichrist é foda!)



 Deicide (disco "Once Upon the Cross" é foda!)



Opinião minha: usar esse termo "banda satânica" apenas ajuda a banda a ganhar mais popularidade, já que tenho certeza que muita, muita gente pensa: "nossa, o que será que eles falam/fazem/cantam?", vão lá e compram ou baixam os discos, e percebem que não tem nada disso. Apenas para gerar polêmicas.
E um pouco de polêmica não faz mal a ninguém. Nem leva pro inferno.

2 comentários:

  1. Logo "Banda Satânica"=marketing. O que podemos ver nesse post, acaba sendo algo acidental. Muito bom mesmo e até me ajudou a entender mais esse Marylin Manson!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir