sexta-feira, 7 de março de 2014

Gangrena Gasosa - Smells Like a Tenda Spírita

Fala galera!

Como um bom apreciador de Rock, e conheço inúmeras bandas, tenho que admitir que muitas bandas que falam sobre magia negra, demônios, etc, etc... são em sua grande partes, marketeiras.

Não vou entrar no detalhe de quem é truta do tinhoso e que não é, mas isso serve como empurrão do post: acho que nos dias de hoje, está até meio descarado invocar o Belial, ou o Cthulhu. Mas porque ninguém tem coragem de invocar o Exu Caveira, o Tranca Rua ou qualquer outra entidade brasileira?


Então, venho lhes apresentar a banda Gangrena Gasosa. É a primeira (e única) banda de "Saravá Metal", que é uma mistura de Metal, Hardcore e linhas de percussão de Umbanda. É isso mesmo, batidas de terreiro de macumba!!

A banda surgiu no início dos anos 90, e se tornou figurinha carimbada no cenário Underground carioca. Com os músicos representando entidades de um centro de macumba (Zé Pelintra, Omolu, Exu Caveira, Exu Capa Preta, Exu Mirim, Pombagira). Com letras inspiradas nas lendas dos terreiros e da crendice popular, são pesadas e curiosas. Os shows dele eram muito exóticos, pois levavam vários despachos ao palco, com direito a farofa, frangos, charutos e velas de monte! E era provável que você voltaria cheio de farofa pra casa, já que eles "benziam" todos da platéia com as oferendas.
E onde conseguiam as oferendas? Nas encruzilhadas da vida (é sério!)! Tinham até amigos, que se encontrassem alguma macumba por aí, ligavam pra eles irem buscar! 

Da esquerda pra direita: Exu Caveira, Pomba Gira, Zé Pelintra, Exu Mirim e Omolu.

Seu segundo disco, chamado "Smells Like a Tenda Spírita", lançado em 2000. O disco foi tão bem recebido que figurou entre os melhores discos do ano.
O disco é muito pesado, e deixarei bem claro, que apesar da produção ser feita de forma quase independente, ficou muito bom!
Claro que o nome do disco é uma sátira à música do Nirvana "Smells Like a Teen Spirit". É pesado, barulhento e cheira à velas e farofa!


Segue tracklist:

"Surf Iemajá"
"Bloodline Chupacabra"
"Terreiro do Desmanche"
"Centro do Pica Pau Amarelo"
"Matou a Galinha e Foi ao Cinema"
"Hardcore Gangrena DFC"
"Benzer até Morrer"
"Timbalada de Caveira"
"Headbanger Voice"
"Afirma seu Ponto"
"Pau de Fogo"
"Protesto Concreto"

Abaixo, segue a letra e o som do "Centro do Pica Pau Amarelo". No encarte do disco (é, eu tenho!), sobre essa música tem uma ressalva:

Luz, Câmera, Assombração

O Sítio do Pica Pau Amarelo foi um marco na história da literatura infantil, mas existe uma história que você não pode imaginar, um episódio literalmente macabro que não foi mostrado na TV e nem contado nos livros.
Cansado da mesmice dos programas, Macumbeiro Lobato resolveu radicalizar e incorporou os santos citados nas falas da Tia Anastácia e do Tio Barnabé, transformando criancinhas em verdadeiras cobaias para as entidades que se escondiam sob aquele belo arco-íris..."


Na caverna da Cuca 
Se trabalha pro mal 
Uma porta para o inferno 
No Sitio do Pica-Pau 
Mãe Cuca é feiticeira 
Um demônio encarnado 
Esse lagarto é a danação 
Pior do que eu o Diabo 
Olha a maldição 
Do Rompe Mato e Curupira 
O mal tá entranhado 
Nesse inferno caipira

Ela tem um capeta no seu caldeirão 
E um demônio aprisionado dentro de um garrafão 
Sacrifica o Rabicó em nome de Omulú 
Emília Pomba-Gira é uma boneca de vodú

Anastácia é poderosa nos trabalhos de umbanda 
E nas macumbas mais sinistras 
é vovó Benta quem manda

Beber marafo num chifre tirado do Minotauro 
E queimar numa fogueira o Sabugo que é viado 
E quem vem lá no bambuzal? 
É o moleque Pererê 
Matar Pedrinho e Narizinho 
Eles vão virar Erê 
Na cabana do Barnabé todos vão se consultar 
Sob as cores do arco íris Satanás foi habitar

Verdade? Lenda?
Curtam também um trecho do documentário/show em comemoração aos 20 anos de Saravá!


Um comentário: