sábado, 1 de março de 2014

Lendas Urbanas: Os Bonecos Possuídos

Fala galera!

Continuando a série de lendas urbanas regionais, vou pegar o embalo (na cara dura!) do filme "Invocação do Mal" e falar de um assunto que assombrou muito minha infância (sério!): os ditos bonecos assombrados (ou possuídos). Então vou falar dos dois casos mais famosos, já que o que veio depois disso só foi cópia da cópia da cópia.

Muitas coisas nos assustam realmente...
O medo do desconhecido...
Os vultos embaixo da cama...
O filme de terror bem feito...
E é claro...

...A Boneca da Xuxa

Quando eu era pivetinho, por volta de 1987 maios ou menos, lançaram a boneca da Xuxa.
Então surgiram, uns 2 anos depois, casos de que a boneca era possuída e fazia as maiores atrocidades (ou mandava, depende de onde você escutar essa história).

Feia pacas, mas era o sonho das meninas... até resolver matar as donas.

A boneca da Xuxa teve um impacto muito grande. Levando em consideração que talvez ela seja a figura "satânica" mais famosa do Brasil, reforçado por vários ex-macumbeiros dando testemunho que eles fecharam o pacto da tia com o tinhoso, e um ex-paquito que diz que até queimou o dinheiro que ganhou na Rede Globo, que a emissora tem um altar de adoração para coisas malignas, etc e tal.

Acho que em todas as cidades tiveram alguma história. Aqui em Campinas e região, uma das que mais se ouviu falar é essa:
"A garotinha queria tanto a dita boneca, que chegou a ficar doente.
Então ela ganhou de presente uma boneca da Xuxa de algum familiar (tia invejosa, amiguinha, coisas assim...).
E a menina dormia toda noite com a boneca no quarto. Então certo dia, a mãe dela reparou que havia vários arranhões pelo corpo da criança. A mãe perguntou quem havia feito aquilo, e a garotinha respondeu que foi a boneca.
Então no meio da madrugada, a mãe foi de fininho até o quarto da filha e viu a boneca tentando enforcar a criança. Foi chamado um padre pra exorcizar a boneca e..."

E aí as versões se enrolam. Uns dizem que a boneca foi queimada, outros que a boneca tentou matar o padre, outras dizem que ela berrava pacas etc, etc.

Claro que as versões do final sempre mudam. E outra versão mais famosa é essa:
"Vanessa (Ana, Luíza, Clara e por aí vai...) de 12 anos, que morava no sul Minas Gerais teria achado uma faca dentro da boneca da Xuxa. Com esta faca, recebendo ordens de uma voz dominadora que vinha da boneca, ela foi até o quarto onde dormia sua mãe por volta das 2 horas da manhã, e com 13 facadas matou-a. 
Vanessa foi internada para um tratamento psiquiátrico."

Embora tenha causado pesadelos em grande parte da criançada da época, nenhum caso realmente foi provado como verdadeiro mesmo. Minha opinião: os concorrentes fabricantes de brinquedos inventaram essa história pra tentar reduzir as vendas da boneca. Não sei se deu muito certo.

O próximo caso é do boneco do Fofão. O boneco já é feio pra cacete, nem precisaria do diabo pra dar medo do bicho. Mas também não escapou da possessão do diabo (ou do imaginário popular).

Vendeu horrores, e é feio desse jeito!

Em meados dos anos 80, mais ou menos na época do lançamento da boneca antes citada, aconteceram casos muito parecidos com os casos da boneca da Xuxa, gerou desde arranhões, mandou matar, matou e tocou o puteiro ao redor do Brasil. Provavelmente, outra tentativa dos rivais, que sucumbiam ante às vendas monstras do brinquedo, de tentar queimar o filme do produto. Mas a história do "punhal" dentro do boneco? Taí sáporra!


Até parece que esse "punhal" vai matar alguém...
Na realidade, o tal espírito não entra no boneco, já que espíritos não possuem objetos inanimados. Mas quanto a controlar, aí já é outra história. Funciona meio que como o tabuleiro Ouija, saca (inclusive, vai rolar um post sobre ele logo, logo!)? É mais ou menos por aí.

Grande parte dessas histórias é aumentada pelo povo, alguns para assustar os outros e acabam tomando uma dimensão maior que deveria. Mas não podemos tratá-lo como mentira, taí pra provar o caso da boneca Annabelle (que deve ter feito muito marmanjo se cagar todo), então é bem provável que realmente deva ter acontecido alguns casos isolados por aí. 

Conclusão: conversei com muitas pessoas sobre o caso, que realmente viveu nessa época, e grande parte das histórias espalhadas por aí, provavelmente são mentira. Os mais antigos (e que geralmente contam muitos casos sobrenaturais) nunca ouviram falar disso. São muito confusas, nunca explicam a origem real de onde o brinquedo veio, nunca é com a pessoa, ou alguém bem próximo, é sempre com o vizinho do amigo do primo da fulana que namora com o tio do cara que morreu.

Eu falo por que realmente aconteceu um bem próximo de mim, (com dois irmãos que estudaram comigo) mas não comigo. Mas esse é um post futuro, talvez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário