sábado, 25 de maio de 2013

Korn - Pioneiros do New Metal

Tenho que tirar o chapéu para a banda Korn.
Claro, são uma ótima banda, e são considerados os pioneiros do gênero New Metal (junto com a banda Faith No More). E pra quem não sabe, a banda Limp Bizkit foi descoberta por eles!
Depois de 10 álbuns de estúdio, e em cada álbum evoluindo seu som e ampliando mais e mais as misturas de estilos, ainda assim mantém sua identidade.


Já são aquela banda que você escuta, logo já diz: "é o Korn!".
Uma mistura som pesado e meio macabro, mas as letras são mais profundas do que muitas pessoas pensam. Assuntos como infâncias desperdiçadas, abuso infantil, sofrer bullying, e reclamações da vida são levadas a um outro nível, já que muitos dizem que quem assiste um show do Korn até se emociona, devido a emoção que as letras provocam e que em sua grande maioria, são auto-biográficas do vocalista Jonathan Davis.

Fundada em 1990, conta com os músicos Jonathan Davis (vocal), Reginald Arvizu "Fieldy" (baixo), James Shaffer "Munky" (guitarra), Brian "Head" Welch - (guitarra - que saiu da banda em 2005 e voltou em 2013) e Ray Luzier (bateria - que entrou na banda em 2007).

Como eles tem uma discografia extensa, vou destacar alguns discos que valem a pena ouvir (na verdade todos são ótimos, mas pra não ficar um post imenso, vão só alguns!)

Follow The Leader - 1998


3º disco da banda, muito superior aos dois anteriores (ótimos, por sinal).
Mas com mais maturidade dos músicos, músicas mais bem trabalhadas e letras mais complexas, cairam no gosto da galera, ainda mais pelas músicas "It's On!", a macabra "Dead Bodies Everywhere" e a paulada "Freak on a Leash", cujo clipe é muito foda!!



Issues - 1999


Nesse 4º registro do Korn, que na minha opinião, é o melhor disco deles.
Tem as músicas mais macabras, pesadas e violentas, e é o melhor trabalhado, além de ser, de fato, seu último registro como New Metal puro.
O disco é pra ser ouvido por inteiro, como uma trilha sonora mesmo, mas destaco as faixas "Falling Away from Me", "Wake Up", a doida "Dirty" e a melhor de todas, "Make Me Bad", que com certeza, apavora!



See You on the Other Side - 2005


O álbum de 2005 já mostra influências eletrônicas no som da banda.
Claro que é bem trabalhado e macabro, mas não é tão obscuro quanto o "Issues". Foi um disco com uma ótima recepção do público, e com músicas que pegam fácil logo na 1ª audição, como "Twisted Transistor", "Love Song" e a visceral "Coming Undone". Ótimo disco!


A discografia completa é:

1994 - Korn
1996 - Life is Peachy
1998 - Follow the Leader
1999 - Issues
2002 - Untouchables
2003 - Take a Look in the Mirror
2005 - See You on the Other Side
2007 - Untitled
2010 - Korn III - Remember Who You Are
2011 - The Path of Totality

Bem, é isso!
E tomara que o parceirão Leon (Predomínio do Terror) curta o post, porque ele me falou que queria ver alguma coisa do Korn, e por coincidência mesmo, era o próximo post!

E pra quem quiser ver alguma banda que curta, e quiser ver um post aqui, pode me falar, parceiro ou não!

3 comentários:

  1. Eae cara, curti mesmo o post. Essa banda parece ser melhor do que eu pensei. Nenhuma das músicas citadas no post eu tinha ouvido ainda (as principais que eu conhecia eram "Right Now" e "Get Up")

    Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  2. korn é muito foda *.* é a primeira banda de rock que eu ouvi e a primeira banda que me fez gosta de rock ^^!!

    ResponderExcluir
  3. E aí Bart? Dá pra falar um pouco mais do Mettalica? É que é minha segunda banda favorita depois do Slipknot. Se der pra postar qualquer coisa, já agradeço.

    Até mais, Abraço.

    ResponderExcluir