sexta-feira, 24 de maio de 2013

Slipknot - 1999 / 2010


Fala galera!

Na realidade, é complicado eu falar sobre o Slipknot.
Sendo uma de minhas bandas preferidas, é foda tentar fazer um post sem ser imparcial. Mas vamos lá!


O Slipknot foi formado em 1995 em Des Moines, Iowa.
Possui nove integrantes, sendo que todos usam máscaras, números de identificação e macacões com o símbolo da banda. São eles: 0 - Sid Wilson (DJ), 1 - Nathan "Joey" Jordison (bateria), 2 - Paul Gray (baixo), 3 - Chris Fehn (percussão), 4 - James Root (guitarra), 5 - Craig "133" Jones (sampler), 6 - Shawn "Clown" Crahan (percussão), 7 - Mick Thomson (guitarra), e 8 - Corey Taylor (vocal).

Até aí, acho que quem curte tá careca de saber.

Mas eu conheci a banda de uma maneira diferente: aqui na minha cidade, não tem uma grande quantidade de lojas de Rock. Apenas uma especializada.
E bem no comecinho do ano 2000, vejo nessa loja um CD diferente: um monte de caras com roupas vermelhas e usando máscaras, e a contra capa era um Tabuleiro Ouija! O dono da loja falou que era lançamento, e trouxe apenas aquele CD pra ver se venderia. E me disse que o som era muito pesado.

Não pensei muito e comprei. Era o 1º disco do Slipknot. E a sorte foi tão grande, que comprei um CD com uma tiragem muito pequena, porque tem 20 faixas, incluindo demos e músicas ao vivo. Claro que não me arrependi nem um pouco, porque nem tirava o álbum do som. Rolava 24 hs por dia. Assim me tornei um fã mesmo.

Capa de "Slipknot".

Mas voltando...
O Slipknot fez um sucesso absurdo com seu 1º disco, porque a nação roqueira curtiu o som pesado e urgente da banda. o álbum "Slipknot",  lançado em 1999, conseguiu juntar uma grande base de fãs. Claro, com clássicos como "Wait and Bleed", "Spit It Out", "Surfacing", "(Sic)" e "Eyeless", mostrava uma banda a todo vapor, e os shows ao vivo são realmente empolgantes, incluindo integrantes pulando sem parar, zoneando pelo palco e brigando entre eles.

Curiosidade: Nas primeiras 1000 cópias do disco, havia a música "Purity", que Corey havia escrito baseada em uma história de assassinato. Porém, quando descobriu que a história era falsa, pediu para retirarem a faixa das próximas prensagens do álbum.

Claro que não parou por aí. Na minha opinião, o disco mais brutal (brutal no sentido literal da palavra mesmo) da banda foi "Iowa", o 2º disco, lançado em 2001.
A começar pelo bode preto na capa, músicas como "People = Shit", a paulada "The Heretic Anthem", a grudenta "Left Behind" e a visceral "New Abortion", tornou o disco o sucessor mais que perfeito depois do 1º álbum.

Capa de "Iowa".

Curiosidade: "Iowa", quando lançado nos Estado Unidos (e algumas cópias por aqui), a capa é toda brilhante, deixando o bode mais ameaçador. E o encarte então, é feito de papel manteiga, com um acabamento fora do normal (é essa a cópia que tenho, comprei no dia que lançou!). Mas dizem que a gravadora lançou uma tiragem pequena, pois o valor do acabamento do disco era caríssimo.

Após turnês sem fim, uma parada apenas para gravar o próximo álbum.
Gravado na casa o famoso escapista Harry Houdini (que disse que se morresse, voltaria para assombrar o lugar) e que hoje pertence ao produtor Rick Rubim (já postei sobre essa mansão AQUI).
Os membros da banda contam que vivenciaram coisas sem explicação, como portas abrindo e fechando sozinhas e garrafas voando pelos quartos.

Capa de "Vol. 3 - Subliminal Verses".

Mas lançado em 2004, "Vol. 3 - The Subliminal Verses" mostra uma banda mais madura, usando vocais mais melódicos e até guitarras acústicas, mas claro que não deixou o peso de lado.
Recheado de hits, o disco conta com "Before I Forget", "Duality", "Vermilion" partes 1 e 2, "Pulse of The Maggots" e "The Blister Exists". 

Curiosidade: a capa foi feita por Shawn "Clown" Crahan, e é uma máscara de couro com zíper na boca, chamada de "Maggot's Mask". Na época, podia ser comprada pelo site da banda.

Curto os discos do Slipknot, mas na minha opinião, a obra-prima da banda é o 4º álbum, lançado em 2008, sob o título "All Hope Is Gone". Digo isso porque: apesar de integrantes da banda terem seus projetos paralelos, se juntaram e todos participaram do processo criativo do disco.

Capa de "All Hope Is Gone".


Corey Taylor, por exemplo, havia parado de beber no meio das gravações do 3º disco, então nesse álbum sua voz está muito mais limpa. Souberam ponderar bem entre o peso e a melodia em cada faixa, deixando o álbum muito mais maduro e claro. E como gravaram em sua cidade natal, deixou a mente deles mais traquila. Compuseram mais de 30 músicas, e várias demos para testar no disco.

Lançaram quatro singles: "All Hope Is Gone", "Psychosocial", "Dead Memories" e "Snuff". O legal é que o disco pode ser ouvido como uma trilha sonora, pois uma faixa complementa a outra.
Fora as faixas acima, ainda destaco "Gehenna", "Sulfur" e "Vendetta".
Pena que foi o último trabalho do baixista Paul Gray, que veio a falecer vítima de uma overdose por misturar medicamentos.

Curiosidade: o vídeo de "Snuff", que vocês podem conferir abaixo, foi dirigido por Shawn "Clown" Craham, na verdade não é um clipe, mas um curta, e conta uma história diferente, e tem participação especial do famoso ator Malcolm Mcdowell.


Claro que a banda entrou em um hiato por tempo indeterminado após a morte de Gray. Mas em 2013 já voltaram a realizar turnês, tanto com suas bandas paralelas como com o Slipknot. Agora só nos resta aguardar o novo trabalho da banda, pois já afirmaram que vão continuar!

Um comentário:

  1. Ei Bart, legal mesmo sua matéria (até destaquei no "Mais Best da Semana). Eu curto Slipknot, mas não sou fã (só conheci o nome dos caras nesse post). Essa banda é mesmo daora, tem umas músicas muito doidas (apesar deu não conhecer lá muitas músicas), as minha preferidas são: Psychosocial, Before I Forget (essa é foda demais), Sulfur, Duality e Dead Memories. A Vermillion eu ouvi e não curti muito, mas enfim, banda foda e matéria foda. E não sei se você já falou algo aqui no blog, mas gostaria que você falasse um pouco sobre a banda "Korn", conheci recentemente e tenho interesse em conhecer um pouco mais. Se puder falar um pouco sobre eles, agradeceria.

    Abraço!

    ResponderExcluir