quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Led Zeppelin - Celebration Day


Eu sempre digo que na década de 70, as bandas sempre tinham um ar diferente:
Sendo pela inovação sonora, pelas lendas e mitos que circulavam, ou simplesmente por nos trazer os melhores músicos que vimos até o momento.

O Led Zeppelin, talvez a mais conhecida (e talvez a maior) banda desta época de ouro do Rock n' Roll, não realizava um show oficial desde 1980, ano da morte do baterista John Bonham.


O vocalista Robert Plant seguiu carreira solo, e que faz um sucesso enorme, o guitarrista Jimmy Page lançou um disco solo e se envolveu em vários projetos, entre eles dois discos com Robert Plant, um disco com David Coverdale (ex-Whitesnake) e um show com os Black Crowes. O baixista John Paul Jones também se envolveu em vários projetos paralelos, o mais novo é a banda Them Crooked Vultures, que conta com Josh Hommes (Queens of Stone Age) no vocal, e Dave Grohl (Foo Fighters) na bateria, enquanto John Paul toca baixo.

John Paul Jones, Robert Plant e Jimmy Page na estréia de "Celebration Day".

Claro que o fim do Led Zeppelin deixou vários orfãos, pois como disse o crítico musical inglês Nick Kent, "que uma apresentação do Led Zeppelin só poderia ser comparada à uma invasão do exército mongol (comandada por Gengis Khan): tal sua brutalidade, ferocidade e a capacidade de arrasar toda e qualquer forma de vida." Claro que o crítico musical da revista Veja, Sérgio Martins (talvez um dos melhores no ramo) citou também esta comparação de Nick Kent. E claro, está coberto de razão.

A banda em ação: na O2 Arena, eles mostram que não ficaram velhos!

Até que, em 2007, o Led Zeppelin se reuniu, para uma apresentação única, na O2 Arena, em Londres. Para a bateria, foi convocado Jason Bonham, filho do falecido baterista John.

O evento foi tão histórico, que os ingressos foram somente vendidos pela internet, para evitar a falsificação ou cambistas que entrassem na jogada.
Ao todo, foram 18 mil ingressos, porém a fila de espera estava para mais de 200 mil pessoas, sendo que congestionou todos os sites que estavam vendendo estes ingressos.

John Paul, Robert Plant, Jason Bonham e Jimmy Page
alguns minutos antes de subir no palco.

E após 5 anos, o Led Zeppelin resolveu lançar a apresentação nos cinemas!
Em outubro de 2012, em todo o mundo (e apenas algumas cidades aqui do Brasil) receberam o show "Celebration Day". Foi um sucesso de bilheteria.

E agora, dia 19 de novembro, chega às lojas o áudio e o vídeo do show!
"Celebration Day" é um álbum duplo deste evento histórico, e o DVD/ Blue-Ray simples. Abaixo segue a tracklist do álbum:

CD 1:

1. Good Times Bad Times
2. Ramble On 
3. Black Dog
4. In My Time Of Dying
5. For Your Life
6. Trampled Under Foot  
7. Nobody’s Fault But Mine 
8. No Quarter 
9. Since I’ve Been Loving You 

CD 2:

1. Dazed And Confused
2. Stairway To Heaven
3. The Song Remains The Same
4. Misty Mountain Hop
5. Kashmir
6. Whole Lotta Love
7. Rock And Roll


Dois momentos do show, apresentando a música "Kashmir".

Nem tenho como expressar a minha vontade de que chegue logo às lojas para entrar na minha coleção, já que não se trata apenas do registro de mais um show de Rock, e sim um marco na história do Rock, já que como disse o guitarrista Joe Satriani "nada pode ser maior que o Led Zeppelin!"

E claro, liberaram no Youtube a música "Kashmir" na íntegra!
Imaginem o show completo!!


2 comentários:

  1. Meu nome é Lucca tenho 14 anos de idade...Fico até envergonhado quando vejo meus amigos ouvindo funk, sertanejo e essas modinhas, e eles me criticam por gostar de rock, mas nem me importo, a energia que está em torno do rock e fascinante não tem nada melhor do que ouvir um bom rock e acho que Led Zeppelin é a maior banda de rock que o mundo já viu pena que não nasci naquela época de ouro do rock...Queria lhe parabenizar pelo seu blog, que fala sobre diversos temas que gosto. E viva o verdadeiro Rock. o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.youtube.com/watch?v=fpigDGf6vXM Black dog no celebration day

      ~Lucca

      Excluir