quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Lendas Urbanas: Caroneiro Fantasma

Fala galera!

Algum tempo atrás comecei uma série aqui no blog sobre Lendas Urbanas Regionais.
Algumas são bem particulares de cada região, outras são contadas em vários locais e de várias maneiras.


Essa lenda do famoso "Caroneiro Fantasma" é uma lenda bem antiga, e praticamente todo o Brasil tenha um caso assim. É batido, pode parecer bobeira, eu sei disso. E também existe uma história dessas lá na cidade de Sintra, Portugal. Mas não deixa de ser interessante alguns fatos. A lenda mais conhecida (ou mais contada, ou mais famosa, não sei...) é essa a seguir:

"Um caminhoneiro sentou-se no balcão da lanchonete e fez seu pedido. Enquanto estava comendo, uma mulher bonita e até bem vestida sentou-se do seu lado e puxou conversa. Conversa vai e vem deu a hora de ir embora ele se despediu e saiu da lanchonete. Quando ligou o caminhão ali estava à mulher. Ele abaixou o vidro para ver o que queria e ela pediu uma carona, disse que morava na cidade vizinha e não queria andar até lá, que apesar de perto, já eram duas da manhã. Sem hesitar ele aceitou. 
A cidade era realmente perto, dez minutos depois de sair do posto chegaram ao trevo. Apontando uma esquina ali no trevo, pediu pra parar e desceu do caminhão. Ronaldo se assustou quando viu que ali era o muro de um cemitério. “Como você tem coragem de ficar aqui? Vamos embora eu te levo em casa, não importa que seja longe.” – disse ele com medo de deixar ela ali. “Eu já estou em casa” – disse a mulher andando em direção ao muro do cemitério e desapareceu. Contando essa história e conversando com outros caminhoneiros, descobriu que o fantasma era de uma prostituta que residia na cidade onde ele a deixou. Ela teria sido estuprada e morta por um caminhoneiro que a pegou naquele posto. Dizem que seu fantasma fica assombrando caminhoneiros como forma de vingança. Hoje, o caminhoneiro em questão sempre desvia do trecho onde encontrou a mulher com medo de vê-la novamente."

É uma história clássica!
Ela deve ter, pelo menos, uns 50 anos!
Conversei com muitas (muitas!) pessoas, das mais variadas idades e das mais variadas cidades aqui da região sobre essa lenda. A história já foi tão diluída, tão alterada, que eu não sei dizer qual é a original, ou se realmente é verdade.

Partes que foram alteradas:
- Nem sempre é um caminhão. Existem versões sobre carona de carro e até de moto.
- Certas vezes, a mulher pede carona na estrada, não em postos, paradas, etc.
- Em algumas versões, ela está acompanhada de uma criança, e quando o motorista percebe, está sozinho no automóvel, e fica ouvindo choro de criança por um bom tempo;
- A caroneira mata o motorista, motivada por vingança. Essa vingança pode ser um estupro (como no conto acima), traição do marido (noivo, namorado) que era motorista e por isso ela se matou, atirando-se debaixo de um caminhão (carro, ônibus);

Um senhorzinho me contou este: "um rapaz conhece uma linda moça em uma festa. Conversam, se entendem, e a moça quer ir embora. O rapaz oferece carona pra moça, ela aceita, e num momento de conversa, no decorrer do caminho, coloca a mão sobre a mão dela, e percebe que ela está fria. Rapidamente o cara puxa do banco de trás uma blusa, e coloca sobre o colo da moça.
Chegaram ao seu destino, a moça agradece e desce para entrar em sua casa.
No dia seguinte, o rapaz tinha como pretexto buscar a blusa com a garota. Bate na porta, uma senhora atende e ele logo diz: 'Bom dia, a fulana (o nome nunca é o mesmo!) está?'.
A senhora chora, xinga o rapaz, e diz 'como você tem coragem de brincar com uma coisa dessas? Minha filha morreu tem mais de 5 anos em um acidente de carro com uma amiga!'.
O rapaz não entende, e repara que dentro da casa, próximo à porta, tem uma foto da garota em questão. Ele diz que ele deu carona para aquela menina! Então a senhora o chama para ir ao cemitério, onde a filha está enterrada. Chegando lá, a surpresa: sua blusa está em cima do túmulo."

Me contaram também que "um casal foi viajar em lua de mel, e durante a noite, a esposa viu, ao longe, um rapaz vestido de calça jeans e camiseta. O marido nada tinha visto. O congestionamento estava intenso, então a esposa disse 'finja que não está vendo'. E o marido retruca 'vendo o quê?'
'O rapaz caroneiro vindo em nossa direção!' E o marido nada via. Então a esposa silencia e sussurra com as mãos no rosto 'ele está aqui... no banco de trás...'. O trânsito fluía melhor, e a esposa apenas vendo o rapaz pelo retrovisor, quando ela grita para parar o carro. Ela diz que o caroneiro berrou e pediu para descer imediatamente.
O marido não acreditava no que estava acontecendo, e viu a esposa com o rosto colado no vidro, acenando 'tchau' para ninguém.
A esposa pediu para o marido parar no acostamento, tirar a bagagem do porta-malas, e coloca-las no banco de trás do carro. Conta-se que se você nega a carona, o fantasma te persegue por toda a vida. Mas o fantasma não pode pegar carona se não houver acentos livres para ele sentar."

O conto da "Caroneira de Sintra" ficou famoso de alguns anos pra cá. Três rapazes dão carona para uma moça muito bonita. Estão todos rindo no carro, quando a moça para de rir e olha para a estrada. Perguntam pra ela porque ela ficou tão séria. Ela responde 'é por causa dessa parte da estrada. Dessa curva...'.
'O que tem a curva?' pergunta um dos rapazes.
'Foi aqui que eu morri'.
Conta-se que dos três rapazes, dois morreram e um não se recorda do que realmente aconteceu.

Acho que todas as cidades tem uma história dessas. Conversei com várias pessoas, e alguns relatos são parecidos. É uma história antiga, isso é fato. Se é verdade? Não sei responder.

Um comentário:

  1. No primeiro ou no segundo episódio de Supernatural, rola uma parada com essa lenda. É bem maneira essa forma que ce aborda essas lendas mais manjadas. Mesmo sendo clichê (batido, como ce mesmo diz), o post fica bacana.

    Abraços

    ResponderExcluir