sábado, 12 de janeiro de 2013

Street Fighter: A Batalha Final - Filme, Game e Quadrinhos


Vou começar este post desta maneira:
Eu curto esse filme, demais, e só vejo gente criticando ele, então vou expor meu ponto de vista, e falar do "Street Fighter - A Batalha Final"!


Após a explosão do game Street Fighter II, começou uma época onde estavam filmando filmes baseados nos games de sucesso (tipo Mário Bros. e Double Dragon). Claro que Street Fighter não ficaria de fora dessa moda, e foi anunciado que começaria a filmagem do longa metragem, com lançamento previsto para 1994.

Capa do filme.

Agora, vamos ao ponto, coisa que ninguém falou até agora:
- Todo mundo diz que odeia, mas na época de seu lançamento, os cinemas ficaram lotados durante sua exibição em 1994, tipo eu que fui no 1º dia de exibição, a fila estava gigantesca!
- Muita gente diz que Jean-Claude Van Damme não era o cara certo para interpretar Guile, mas houve uma votação pra galera decidir quem seria o militar americano. Van Damme ganhou disparado.

Ryu, Guile e Ken.

- Dizem que o filme ficou descaracterizado do game. O filme foi INSPIRADO no game, ou seja, não era pra ser idêntico, certo? E se fosse para ser parecido com o game, seria algo muito parecido com outro filme do Van Damme, "O Grande Dragão Branco".

Chun Li e Cammy.

Dirigido por Steven E. de Souza, foi filmado em 35 locações diferentes, entre Tailândia e Austrália. A sinopse:
"Shadaloo, Sudeste asiático, 1995. À medida que a guerra civil entra no seu último mês, o general M. Bison leva a crise ao limiar de um conflito global ao tomar como reféns 63 trabalhadores das Nações Unidas, os quais ameaça matar se não for pago um resgate de 20 biliões de dólares. O coronel William Guile recebe a missão de salvar os reféns - mas, primeiro, tem de localizá-los.
Assim, Guile e Cammy, do Serviço Secreto Britânico, recrutam dois heróis, Ryu e Ken, para descobrirem a fortaleza do sádico general. Porém, o seu plano quase falha no último momento quando Chun-Li Zang, correspondente da GNT, intervém - e ela quer muito mais do que uma história..."


Dois momentos da batalha de Guile contra M. Bison.

É um bom filme, os personagens foram colocados em um país em guerra, e claro que por ser um filme americano, deram mais ênfase em Guile do que em Ryu. Eu, particularmente, curti mesmo, é um filme pra assistir desencanado, e acredito que Guile poderia ser interpretado por outro cara que não fosse o Van Damme. O elenco:

Jean-Claude Van Damme (Coronel William F. Guile)
Raul Julia (General M. Bison)
Ming-Na (Chun-Li Zang)
Damian Chapa (Ken Masters)
Kylie Minogue (Cammy)
Roshan Seth (Dhalsim)
Wes Studi (Sagat)
Byron Mann (Ryu)
Grand L. Bush (Balrog)
Peter Navy Tuiasosopo (E. Honda)
Jay Tavare (Vega)
Andrew Bryniarski (Zangief)
Gregg Rainwater (T. Hawk)
Miguel A. Nuñez Jr. (Dee Jay)
Robert Mammone (Carlos Blanka)
Kenya Sawada (Capitão Sawada)


A trilha sonora foi disponibilizada em CD e fita K7, e é apenas Hip-Hop e R&B. Nomes como Ice Cube e MC Hammer contribuiram com suas canções para o filme. A tracklist:

Capa da trilha sonora do filme.

Ice Cube - "Street Fighter"
Ahmad / Ras Kaas / Saafir - "Come Widdit"
NAS - "One on One"
Paris - "Street Soldier"
Rally Ral - "Something Kinda Funky"
The B.U.M.S - "It's a Street Fighter"
The Pharcyde - "Pandemonium"
Craig Mack - "Do You Have What It Takes?"
Hammer / Deion Sanders - "Straight To My Feet"
Anotha Level - "Rap Commando"
Angelique Kidjo - "Worth Fighting For"
Chage & Aska - "Something There"


Após o sucesso no cinema, o filme partiu para outras duas etapas: o game e os quadrinhos.

O game "Street Fighter - The Movie", lançado para Arcades em 1995 (e depois para Play Station e Saturn) era diferente dos outros games por utilizar imagens digitalizadas dos lutadores (em alguns casos, dublês), igual nos games do Mortal Kombat. A jogabilidade é meio durona, e o game é difícil paca, mas são momentos de diversão.  Todo mundo critica, mas os fliperamas eram cheios para jogar essa máquina!

Flyer da promoção do game.
Tela de seleção de personagens.
Sagat contra Guile.

Os quadrinização oficial foi lançada em 1995 pela DC Comics (no Brasil pela Editora Escala) segue o filme, com poucas alterações. E apesar de tudo, tanto a trilha sonora quanto os quadrinhos são extremamente raros!!

Capa dos quadrinhos.


Dois momentos da HQ.

Clipe oficial da música "Straight To My Feet", com MC Hammer e Deion Sanders, que conta com o elenco do filme.



Uma coisa que a galera tem que entender: é errado julgar um filme de quase 20 anos atrás, nos dias de hoje. Na época, ninguém reclamava do Van Damme, ou que o filme era porcaria e tal. 
Eu curto, não tenho vergonha de falar não!

Um comentário:

  1. Parabens pela materia. sou dessa epoca e foi assim msm q aconteceu... cinema era pra poucos, eu me lembro e como foi falado esse filme, foi arrecadado 3x mais que o custo total do filme.. so depois de 2 a 3 semanas que o povo começou a queimar o filme....

    ResponderExcluir