domingo, 6 de janeiro de 2013

A História de Tim Maia Racional


Tim Maia deixou sua marca na história da música, tanto pelo swing em sua voz, pelas ótimas composições ou pela quantidade de doideiras que ele tomou parte. Deixou uma obra extremamente rica, é fato, mas poucas pessoas sabem (ou nem se interessam saber) porque ele é chamada de "Tim Maia Racional".


Tim vivia naquela pegada de cigarros, bebidas e drogas, devido a grande fama que já vinha alcançado. Até que por volta de 1973, leu na casa de um amigo o livro "Universo em Desencanto", escrito por Manoel Jacintho Coelho, que continha fundamentos centrados na chamada "Cultura Racional", um tipo de seita. Pra simplificar o que é a "Cultura Racional", segue a definição da Wikipédia:

"Segundo o movimento, o raciocínio desenvolvido com a Imunização Racional é algo completamente diferente do pensamento lógico (usualmente considerado como raciocínio) pois este não limita-se a uma operação lógica discursiva. O raciocínio desenvolvido através da Imunização Racional representa o perfeito equilíbrio entre lógica e emoção, funcionando como um ponto orientador do ser humano, libertando-o de angústias, tristezas, energias negativas e os mais diversos males."

Capa de um dos diversos livros.

É meio complicado, mas é muito mais extenso que isso.
Mas o foco é no grande Tim, e o que ocorreu após ser arrebatado pela leitura do livro citado (que por acaso, a coleção dos livros é de aproximadamente 1000 volumes, que se dividem em: 3 livros da obra inicial, 21 livros da obra básica, 21 livros da réplica, 21 livros da tréplica e os 934 livros históricos ou fascículos... é coisa pra caralho!).

Após ler o livro, Tim era um novo homem... parou de beber, fumar e usar drogas, por serem consideradas "coisas demoníacas", raspou o bigodão, cortou o cabelo e não comia mais carne vermelha. Além, claro, de só usar branco. Estando tão limpo, sua voz é considerada em melhor forma de todos seus anos de música.

Tim em um de seus shows "Racionais".

Até que em 1975, Tim lançou seu icônico álbum "Tim Maia Racional Volume 1" e em 1976,  "Tim Maia Racional Volume 2". A musicalidade é visceral, soul e funk, com a voz de Tim em sua melhor forma. Porém, é pregação do começo ao fim sobre a "Cultura Racional" e o livro "Universo em Desencanto", com claros incentivos do criador da seita, Manoel Jacintho Coelho, que viu a oportunidade de expandir ainda mais o movimento. Segue as faixas dos dois volumes:

Tim Maia Racional Vol.1


1. Imunização Racional
2. O Grão Mestre Varonil
3. Bom Senso
4. Energia Racional
5. Leia o Livro Universo em Desencanto
6. Contato com o Mundo Racional
7. Universo em Desencanto
8. You Don’t Know What I Know
9. Racional Culture
10. Ela Partiu
11. Meus Inimigos


Tim Maia Racional Vol. 2


1. Quer Queira Quer Não Queira
2. Paz Interior
3. O Caminho do Bem
4. Energia Racional
5. Que Legal
6. Cultura Racional
7. O Dever de Fazer Propaganda Desse Conhecimento
8. Guiné Bissau, Moçambique e Angola
9. Imunização Racional(Que Beleza)

Os discos foram lançados e editados pela Seroma Discos, criada pelo próprio Tim, que podem significar as primeiras letras do nome de Tim, SEbastião ROdrigues MAia, ou AMORES ao contrário, aí cada um diz uma coisa. Apesar da vendagem não ter sido aquelas coisas, toda a verba foi revertida para o movimento. Tim chegou até mandar o "Volume 1" e o livro para John Lennon, que mandou de volta uma foto pelado com um bilhete:

“Dear freak,
I don’t understand Portuguese. What about LISTEN to this photo?
(Caro esquisito,
Eu não entendo Português. Que tal ouvir esta foto?)
John Lennon”

Nem preciso dizer que Tim ficou louco da vida, e ainda disse que o "Racional Superior" (tipo o Deus deles) tinha dado apenas mais 9 anos de vida a Lennon, que iria morrer em 1984, mas todo mundo sabe que aconteceu antes...

Um dos encartes do disco:
Explicando como seria o pensamento racional.

E após tantas idas e vindas com o movimento, Tim ficou de saco cheio, queria comer carne, beber e queimar um cigarrinho do capeta. Queimou suas roupas brancas, e foi pelado na janela de seu apartamento e começou a xingar o Manoel Jacintho Coelho, que ele era pilantra, ladrão e só pensava em comer as menininhas da seita.
E pra arrematar, convocou a imprensa para dizer que tinha sido enganado e roubado pelo ex-mestre:

“Logo vi que o negócio dele era umbanda e espiritismo(…) era dono de uma propriedade enorme em Nova Iguaçu, que tinha até motel pra extraterrenos. Ele tomava guiné-tatu, uma raiz que deixa a pessoa querendo sexo três dias sem parar(…) ele era o rei da guiné-tatu e comia todas as garotinhas”.

Depois de todas as confusões, Tim resolveu recolher todos os discos da sua era racional, renegando esse período, não deixando ninguém revisitar esse ouro de sua carreira. Por muitos anos, "Volume 1" e "Volume 2" se tornaram os discos mais raros do Brasil!!

Hoje em dia, forma lançados em CD, tá meio difícil de encontrar, mas os vinis da época são raros demais e caros demais. Indico escutarem os dois volumes, e testemunhem o Tim Maia Racional em sua melhor forma!!!

Um comentário: