segunda-feira, 5 de novembro de 2012

James O'Barr e O Corvo - A Pintura da Vingança


Muita gente acredita que a saga "O Corvo" começou com o filme de Brandon Lee.
Porém, existem muito mais coisas envolvidas na série, desde mortes reais até música como combustível criativo para o vingador.


Tudo começou quando James O'Barr, morador de Detroit, perdeu sua noiva, Beverly, atropelada por um motorista bêbado. Após se juntar ao exército, James começou a desenhar a história que mais tarde seria conhecida como "O Corvo", como uma maneira de lidar (ou talvez fosse uma maneira de se vingar do que ocorreu com ele mesmo) com sua dor, e bandas como Iggy and The Stooges, The Cure, Joy Division e Kiss, fizeram parte do processo criativo do personagem.

James O'Barr, criador do Corvo.

Lançado em 1989, "O Corvo" logo se espalharam pelo underground dos quadrinhos. James passou a ser reconhecido (talvez ele nem esperasse esse reconhecimento) como um tipo de gênio.

A história se inicia quando o roqueiro Eric Draven e sua noiva, Shelly, são abordados por uma gangue local. Shelly é estuprada e ambos são mortos.
Mas conta a lenda que, quando uma pessoa morre de maneira violenta, um corvo trás sua alma de volta para se vingar. Após um ano, Eric se ergue da tumba e retorna para extinguir seus assassinos.


... e violência são marcas registradas.
Dois momentos do HQ: cidade obscura...

É uma verdadeira obra de arte, uma história densa, crua, violenta, não muito fácil de ser entendida... mas ainda assim, é uma história de amor. Foi lançada no Brasil em 2004, com a história na íntegra, artes, e exclusivamente no Brasil, uma sobre-capa, introdução de James e uma arte a mais. Nos dias de hoje, não digo que é impossível, mas é extremamente raro encontrar esta edição (falo isso porque eu tenho). E nas palavras de James, "O Corvo foi mais influênciado pela música do que por outros quadrinhos".

Capa da edição nacional.

Até que, em 1994, foi lançado o filme baseado no quadrinho.
Sucesso total, Eric Draven era interpretado por Brandon Lee (filho da lenda Bruce Lee), e a história é pesada e densa, igual no HQ.
Porém, em um acidente nas gravações, uma arma continha uma bala verdadeira, e acertou Brandon, que morreu pouco antes de terminar o filme. Conta-se uma lenda que o tiro foi filmado, uns dizem que a película ainda exite, outros que foi destruída no ato. Claro que isso ajudou a impulsionar o filme para um sucesso ainda melhor.

Capa do 1º filme.

Como não podia deixar de ser, para manter um clima pesado, nada melhor que um som de acordo. A trilha sonora do filme conta com nomes de peso, como The Cure, Stone Temple Pilots, Rage Against the Machine, Rollins Band, Pantera e Nine Inch Nails.

Já em 1996, foi realizada uma sequncia: "O Corvo - A Cidade dos Anjos". O filme conta a história de Ashe Corven (Vincent Perez) que reencarnou para vingar sua própria morte e de seu filho. Na minha opinião, Brandon Lee desempenhou um papel sem igual no 1º filme, mas achei o Vincent Perez mais perturbado e doentio nesse 2º filme.

Capa do 2º filme.

O legal é que "O Corvo" inspirou muitas coisas, já que sua trilha sonora mostrava o que rolava no cenário alternativo/ underground da música. Nessa segunda trilha, contamos com Iggy Pop (que participou do filme), Korn, Deftones, Filter, White Zombie, Bush, Toadies e NY Loose.

As trilhas sonoras: mostrando o que ocorria no cenário alternativo/ underground.

Em 1998, foi lançado um espisódio piloto do que se tornaria a série televisiva do Corvo, sob o título de "O Caminho do Paraíso". Interpretado por Mark Dacascos (que fez muitos filmes, entre eles, o famoso filme de capoeira "Esporte Sangrento"), o piloto e a série seguem os passos do 1º filme, porém mais claro, menos violento e mais limpo, já que se tratava de uma série de TV. Curiosidade: a trilha sonora da série foi distribuída apenas para os envolvidos na série, como atores, técnicos etc.

Capa do episódio piloto.

Mais duas sequências foram realizadas:
- Em 2000, "O Corvo - Pena Capital", que conta a história de Alex Corvis (Eric Mabius) é um jovem injustamente condenado à cadeira elétrica pelo brutal assassinato de Lauren (Jodi Lyn O'Keefe), sua namorada.

Capa do 4º filme.

- Em 2005, "O Corvo - A Vingança Maldita", desta vez, Jimmy Cuervo (interpretado por Edward Furlong, de "O Exterminador do Futuro 2"), um jovem que é menosprezado em sua cidade e planeja ir embora com a namorada. Ambos vêem seus planos interrompidos após serem assassinados pelos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, um grupo satânico.

Capa do 5º filme.

Fora que, nos quadrinhos, surgiram vários outros "Corvos", destacando uma mulher (história chamada "Carne e Sangue") e um índio americano (na história "Tempo Morto").




Sempre gostei de "O Corvo", desde sua influência no cenário musical, os filmes obscuros e, é claro, a carta de amor de James, onde tudo começou. Por isso, assistam, escutem e leiam, porque vale a pena conhecer toda a história por trás da história de "O Corvo"!!

8 comentários:

  1. Uau, adorei o post, sou muito a apaixoada pelo corvo e faz um tempo que tenho caçado tudo sobre a obra. Tenho o DVD do primeiro filme e os quatro ultimos quadrinhos, da mulher e do indio. Pensei que tinha 4 filmes, não fazia ideia da existencia do Pena Capital, consegui baixar o segundo e o terceiro penando! Acho uma obra tão linda, pena que é tão pouco lembrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, amei o poste , sou mt fã do corvo, faz tempo que procuro as hqs pra baixar mais não encontro.
      Alguém que possa disponibilizar ?
      Grato.
      Meu email pessoal é ronaldo.marinho@outlook.com

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Estou seguindo seu blog, se te interessar seguir de volta http://tarybelmont.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. aonde eu posso encontrar os quadrinhos pra baixar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lacy!

      Estou procurando um link que não esteja quebrado ou excluído, e assim que eu encontrar eu posto aqui pra você, beleza?
      Valeu pela visita!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir