segunda-feira, 29 de outubro de 2012

2Pac - Origem de Seus Discos Póstumos


Desde 1996, existem várias teorias que dizem que o rapper Tupac Shakur está vivo.
Teorias conspiratórias, traição por membros da gravadora, guerra de gangues e a mais nova teoria, os Illuminatis.

Mas a teoria mais conhecida, a mais comentada é: como pode ser lançados tantos álbuns com músicas inéditas após a morte do rapper?


Em vida, Tupac gravou 5 discos e acompanhou o processo de produção de seu 6º álbum, o polêmico "Makaveli".

Após sua morte, foram lançados mais de 10 discos oficiais, vários bootlegs ao vivo, várias faixas aleatórias inéditas e um sem par de remixes.
Dentre os discos oficiais, os que mais causaram discussão foram 3 discos póstumos: "R U Still Down?", "Until the End of Times" e "Better Dayz".
Primeiro, porque são álbuns duplos.
Segundo, o material inédito contido neles é enorme.

Em seu documentário "Tupac: Resurrection", em uma de suas várias entrevistas, Tupac afirma que fica muito tempo dentro do estúdio, e como ele mesmo disse:

"Estou preparando as coisas. Vou ao estúdio e gravo três músicas por dia. Quero deixar meu legado. Quase não tenho mais tempo."

Todos sabem que ele recebia ameaças de morte constantemente, e por isso sabia que iria morrer logo.
Mas vamos aos disco em questão:

R U Still Dow? (Remember Me)

Capa de "R U Still Down?"

Lançado em 17 de novembro de 1997, o disco duplo conta inteiramente com músicas inéditas, sem remixes e sem participações (apenas uma faixa, com participação de Spice 1). Levantou uma série de questões, do tipo "como existem tantas músicas inéditas, já que ele morreu no ano passado?"

Pois bem, todas as músicas são gravações anteriores ao ingresso do rapper na gravadora Death Row Records. São gravações desde 1991 até 1995 (sessões entre os disco "2pacalypse Now", Strictly For My NIGGAZ", "Thug Life" e "Me Against the World"), tanto que não consta o selo da Death ROW records no disco.

Tanto que Tupac não fala da polêmica briga entre as Costas Oeste e Leste, nem desavença com rappers de New York. Mas ele fala (como sempre) de sua morte.
Grande parte das faixas foram mantidas fiéis às originais, entre elas "Hold On Be Strong", "Nothing To Lose", "Only Fear of Death", "When I Get Free" e "Open Fire".
Outras faixas não foram alteradas, mas deu-se aquela polida nos instrumentais.

Until the End of Times - Better Dayz

Capa de "Untill the End of Times"

Lançados, respectivamente, em 27 de março de 2001, e 26 de novembro de 2002, os álbuns duplos são sessões de estúdio durante o período "Makaveli" (durante janeiro de 96 à setembro de 96), e são um lançamento coletivo entre as gravadoras Death Row Records e Amaru Records (gravadora fundada pela mãe de Tupac, Afeni Shakur).

São várias canções inéditas, mais alguns remixes das master tapes de estúdio.
A diferença entre eles é que "Until.." tem mais algumas gravações de 1994, ano posterior a entrada de Tupac para a Death Row Records, e "Better Dayz" são canções compostas nos estúdios da Death Row Records.

Capa de "Better Dayz"

De "Until..." as músicas mantidas fiéis às originais são: "Fuckin' With the Wrong Nigga", "Ballad of a Dead Soulja", "Good Life", "LastOnesLeft", "Runnin' On E" e "Thug N U Thug N Me".
De "Better Dayz", as faixas fiéis às originais são: "When We Ride On Our Enemies", "Catchin Feelins", "Never Call U Bitch Again", "Fame" e "Late Night" (esta última será retirada dos discos, talvez a gravadora recolha as cópias, e serão prensadas novas cópias sem a música).

E claro, não que as outras canções dos dois discos duplos não sejam originais, mas foi feito aquele trabalho de remixagem na parte dos intrumentais.

Para encerrar, sou fã do Tupac, e achei interessante a origem das faixas "novas" em seus discos póstumos. E pelo que estão prometendo, pode acreditar que serão reveladas mais faixas inéditas, em pelo menos mais 2 ou 3 discos, futuramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário