sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Myles Kennedy - Um Ilustre (Des)conhecido


O vocalista Myles Kennedy talvez seja bem conhecido hoje, por gravar um álbum com o ícone da guitarra Slash, porém ele não foi escolhido a esmo.


Myles Kennedy

Kennedy já tem um bom tempo na música (mais de 20 anos), e passou por bandas significativas no Rock n' Roll, sejam elas underground ou mais conhecidas.

Além de ser um exímio guitarrista (era instrutor de guitarra em Washington), tem um alcance vocal extremamente peculiar, ponderando entre o suave e o "berrado" com uma facilidade absurda.

No início de sua carreira, em 1990, tocou guitarra em uma banda de Jazz, chamada Cosmic Dust, mas não teve grande reconhecimento na mídia. Permaneceu nessa banda até 1993.

Kennedy destrinchando a guitarra em um show .

Entre 93-95, tocou em projetos menores, mas já como vocalista/ guitarrista.
E foi em 1996 que ajudou a fundar uma banda bastante popular no underground americano, saindo da cidade de Spokane: a banda The Mayfield Four, com claras influências de Led Zeppelin, Rolling Stones e The Police.

A amizade entre os integrantes foi essencial, pois se conheciam desde a infância.
A partir deste ponto, a voz e as técnicas de guitarra de Kennedy passaram a ser conhecidas. Lançaram dois álbuns: "Fallout", de 1998, com destaque para as faixas "Shuddershell", "Always" e "Realign"; e o álbum de 2001, "Second Skin", com as ótimas músicas "Lyla" e "Backslide".
Por motivos não divulgados, em 2002 a banda se separou.

The Mayfiled Four: uma das primeiras fotos.

Por volta de 2004, Kennedy recebeu um convite do guitarrista da banda Creed, Mark Tremonti, para se juntar aos membros remanescentes da banda para um novo projeto.

Myles aceitou o convite, e formou-se o Alter Bridge, com a formação:  Mark Tremonti (guitarrista), Scott Phillips (baterista) Brian Marshall (baixista), e Myles Kennedy (vocalista/guitarrista).

Claro que os fãs de Creed não curtiram muito, mas a banda é extremamente superior ao Creed, pois o som pende entre Hard Rock, Metal Alternativo, e uma pegada setentista (não criticando o Creed, nem o vocalista Scott Stapp, mas sinceramente, a voz de Stapp é muito, muito parecida com o vocalista do Pearl Jam, o querido Eddie Vedder, tanto que o Creed é tachado como uma "cópia descarada" do Pearl Jam aqui no Brasil).

Kennedy e o Alter Bridge.

Já lançaram três álbuns, sendo eles: "One Day Remains", de 2004 (um excelente disco de estréia, por sinal), "Blackbird", de 2007 (neste álbum é onde deixaram aflorar as influências setentistas), e o "AB III", de 2010.

Entre o disco "Blackbird", de 2007, e o disco de 2010, "AB III", Kennedy recebeu um convite para o projeto solo do virtuose da guitarra Slash, para cantar em duas faixas.

O 1º disco solo de Slash, sob o mesmo nome do guitarrista (lançado em 31/03/10), conta com uma gama enorme de músicos conceituados, entre eles Ozzy, Lemmy do Motorhead, Chris Cornell, Iggy Pop, Rocco Deluca, M. Shadows do Avenged Sevenfold e muitos mais (uma observação: a edição brasileira do disco foi agraciada com músicas bônus).

Capa do 1º disco solo de Slash.

Kennedy cantou em duas músicas: "Back from Cali" e "Starlight".
A química entre Slash e Kennedy foi imediata, tanto que o vocalista recebeu um novo convite (esse gosta de ser convidado!) para ser o vocalista da turnê do disco solo de Slash. E claro, Kennedy não recusou.

Slash e Kennedy: química no estúdio e fora dele.

Em 2011, foi feito o registro de um desses shows, no disco ao vivo "Slash feat. Myles Kennedy: Made in Stoke", onde foi revisitado todo o catálogo musical de Slash, desde o Guns n' Roses ("Paradise City", "Civil War" e "Sweet Child O' Mine), o Slash's Snakepit ("Been There Lately" e "Beggars & Hangers On"), o Velvet Revolver ("Slither") e músicas do disco solo, com o vocal de Kennedy (este disco conta com uma versão simples e uma versão dupla. O disco duplo conta com o show na íntegra.).

Capa do disco ao vivo: a edição dupla contém o show todo.

Neste ano, Slash já incorporou Myles Kennedy ao seu 2º disco solo, o poderoso "Slash feat. Myles Kennedy and the Conspirators - Apocalyptic Love".
O álbum é paulada do começo ao fim, explorando ao máximo o talento vocal de Kennedy com a técnica incomparável do Slash, destaco as faixas "You're a Lie", "No More Heroes", "Anastasia" e "Bad Rain" (este álbum também conta com uma versão simples e uma versão de luxo: a versão de luxo vem com duas faixas a mais, e um DVD que mostra o making of do disco. Pelo valor, compensa adquirir a versão de luxo, em algumas lojas, a diferença é de R$ 4,00!!)

2º disco solo do Slash: paulada na cabeça!

Agora Kennedy está em turnê com Slash, e mantém o Alter Bridge unido.
Se tiverem oportunidade, confiram um pouco mais o trabalho do Myles Kennedy, porque acho que agora ele vai ter o reconhecimento que merece.

Confira o clipe de "Bad Rain", do 2º disco do Slash!


Nenhum comentário:

Postar um comentário