Fala galera!
Já que o Papa está visitando o Brasil, nada mais justo que postar sobre uma banda que tem um papa também... mas não nos mesmo termos.
Nos últimos 5 anos, fiquei contente de ter encontrado algumas bandas novas, que revigoram o bom e velho Rock n' Roll, ou seja, a evolução natural do estilo.
Me tornei fã de bandas como Bullet for My Valentine, Avenged Sevenfold e Spiritual Beggars.
E recentemente descobri outra banda, que por acaso me tornei fã também: a Ghost B.C.!
Tenho que admitir que tenho uma queda por bandas com influências setentistas, e o Ghost B.C. se encaixa perfeitamente nesse contexto.
Na década de 70, era mais comum bandas cantarem sobre temas como ocultismo e pregar mensagens anti-cristianismo. Mas com o passar do tempo, isso foi sendo deixado de lado, e bandas consideradas "satanistas" não tinham tanto destaque, com produção podrona, capas nojentas e vocalistas que cantavam berrando coisas sem sentido.
Ghost B.C.: anonimato dos integrantes. |
A Ghost B.C. foi formada em 2008, na Suécia, por... ninguém sabe!!!
Todos seus integrantes são anônimos, por segurança ou por manter o mistério em torno dos membros. São apenas identificados pelo codinome "Nameless Ghoul (Besta sem Nome)", e são numerados de I até V (dois guitarristas, um baixista, um tecladista e um baterista), e apenas o vocalista tem um nome diferenciado.
Papa Emeritus II: ninguém sabe a identidade, mas rolam umas teorias. |
O vocalista Papa Emeritus II (que também ninguém sabe quem ele é, mas há teorias) é um showman de primeira, vestido como um papa demoníaco, se move como um padre, e trata a platéia como uma missa mesmo! E os músicos como James Hetfield (Metallica), Phil Anselmo (Down) e Dave Grohl (Foo Fighters) se declararam ser fãs da banda.
Phil Anselmo pedindo a benção ao Papa Emeritus II. |
O segundo disco do Ghost, chamado "Infestissumam" e lançado em 2013, é dito que tem letras satanistas (não é bem assim, vocês sabem) e sobre ocultismo, mas com produção primorosa, músicos excelentes e vocalista carismático.
Capa do 2º disco da banda. |
Com sons bem harmoniosos, tudo em seu tempo certo, e Papa Emeritus II com seu vocal bem calmo e limpo, você tem a impressão de que em determinados momentos está no meio de uma missa com guitarras e bateria!
Calados, infiéis: Papa Emeritus II é carismático, sombrio e hipnótico! |
Com fortes influências setentistas, no Hard Rock e pitadas de progressivo, é complicado destacar essa ou aquela faixa. Todas são ótimas, e se desenrolam de maneira primorosa.
E claro, a banda já está envolta em polêmicas: na prensagem de "Infestissumam", a banda desejava que a arte abaixo estivesse impressa no CD, que é na verdade uma ilustração de orgia do século 16, mas as empresas não curtiram muito e a banda desistiu da ideia.
E foi lançado um clipe da música "Year Zero", censurada com tarjas nas mulheres nuas, mas existe a versão sem censura.
Arte proibida do disco. |
Segue tracklist:
"Infestissumam"
"Per Aspera ad Inferi"
"Secular Haze"
"Jigolo Har Megiddo"
"Ghuleh/Zombie Queen"
"Year Zero"
"Idolatrine"
"Body and Blood"
"Depth of Satan's Eyes"
"Monstrance Clock"
E segue clipe de "Secular Haze"!
É uma ótima pedida pra quem quer conhecer uma banda nova de qualidade!
E pra próximo Papa, vote Papa Emeritus II!