quinta-feira, 27 de junho de 2019

Batman - Morte em Família

Salve, galera!

Trago aqui uma das histórias mais emblemáticas do Batman, a "Morte em Família".

Esse arco em questão se desenrola, de certa forma, até os dias atuais, já que sempre o Batman se lembra do ocorrido, e geralmente, termina em momentos de ódio descontrolado.

Vamos lá!

Capa da 1ª edição lançada no Brasil.

O segundo Robin, Jason Todd, não caiu nas graças dos leitores da DC Comics (fato esse nunca muito bem esclarecido, e não entendo bem porque dessa aversão ao personagem...), e ele era extremamente rebelde. Sempre questionava os métodos do Batman, mas percebe-se uma relação de "pai e filho" entre eles, já que essas reclamações constantes nos levam a entender isso.

Porém, um anúncio inusitado aconteceu: a DC explicou rasamente um conceito de uma história com o Coringa como vilão, e deu aos leitores a decisão, a ser votada por telefone:

"Robin morrerá porque o Coringa quer vingança, mas você pode evitar isso com um telefonema."


E a maioria decidiu que o Garoto Prodígio sucumbiria pelas mãos do Coringa.
Desenhada magistralmente por Jim Aparo (um dos meus desenhistas preferidos do morcego), e escrita por Jim Starlin (conhecido por seus trabalhos magníficos na Marvel), onde o enredo da história mostra Robin saindo do controle, ficando cada vez mais raivoso e se arriscando à toa.
E todos sabem que o Batman não age assim.

Capas do arco lançado nos EUA.

Ao mesmo tempo em que o morcego resolve tirar seu ajudante de atividade, Robin descobre a identidade de sua verdadeira mãe, que está vivendo no Líbano. E o Coringa, que está sem dinheiro algum depois de sua última estadia no Arkham (estadia essa que é resultado de outro clássico, "A Piada Mortal") resolve vender sua "reserva de emergência",  uma arma nuclear, um míssil Cruise, para terroristas.

E em qual local o palhaço vai realizar essa venda?
Líbano, claro.

A mãe de Jason Todd está envolvida nos planos do Coringa.
Jason Todd vai ao Líbano em busca da mãe.
Batman vai ao Líbano atrás do Coringa e nem imagina que Jason Todd está no país também.

Sacaram a trama?

No desenrolar dos eventos, a Dupla Dinâmica tenta impedir o Coringa de realizar seus planos (ou parte deles).
Mas em uma virada sinistra, o Coringa arrebenta o parceiro do morcego a golpes de pé de cabra, prende Robin e sua mãe em um barracão com uma bomba.


Batman chega tarde demais e o resultado é esse: talvez uma das imagens mais emblemáticas dos quadrinhos, e um dos eventos mais marcantes da carreira do Homem Morcego.


Claro que a história não termina assim. O enredo vai mais a fundo após a morte do Robin.
E claro, como disse, sempre existem referências a esse evento, tanto nos games quanto em filmes.

Filme "Batman vs Superman: A Origem da Justiça".

Game "Injustice: Gods Among Us", olha o pé de cabra!

A história já foi reimpressa algumas vezes no Brasil, mas uma edição de luxo que conta com um final alternativo (!!!!) é o sonho de consumo de colecionadores.


Vocês já conheciam essa história?
Já leram?
Caso não, arrume um jeito urgente de ler esse material!
Um conto excepcional do Batman!

3 comentários:

  1. When you sit down with a blank birthday greeting card in front of you, don’t be surprised if you can’t seem to put pen to paper. eventprofs Many of us get a case of writer’s block when we sit down to write a birthday card greeting, especially to the people we love the most. Sure, the birthday honoree knows just how much you love and appreciate him or her, but it doesn’t hurt to remind them on their day. Accompany your birthday wishes in beautiful personalized birthday cards, or perhaps birthday care packages. You can even bundle all your favorite pictures of the birthday girl or boy together into festive photo book or birthday calendar for a reminder of your love all year long. have a wonderful weekend, happy sunday quotes, happy wednesday, happy tuesday, rest in peace death quotes for loved ones, birthday wishes messages, happy tuesday, 50th birthday and happy 16th birthday

    ResponderExcluir