sábado, 22 de junho de 2013

V de Vingança - Origem da Máscara

Fala galera!

Esse post é bem informativo, mas também é uma história que atravessa o tempo, e espero agradar quem ler!
Bem, a gente tem visto muito essa carinha por esses dias de manifestação pelo país, entre outras coisas:


Pois bem, de algum tempo pra cá, também temos visto como símbolo de mudanças e na campanha do grupo Anonymous, e muita gente acha que essa máscara é de autoria deles.

Vamos começar em uma outra época, em Londres, Inglaterra.
Tudo começou com o soldado católico Guy Fawkes (1570 - 1606), que participou da chamada "Conspiração da Pólvora", que tinha como objetivo explodir o Parlamento Inglês durante uma sessão em 1605, para matar o rei protestante Jaime I, que havia repreendido o poder de outros católicos naquela época.

Guy Fawkes.

Fawkes era especialista em explosivos, e foi o responsável pela guarda e pela colocação dos 36 barris de pólvora na parte inferior do parlamento. Porém, a ação foi descoberta, e Fawkes foi condenado por conspiração e tentativa de assassinato.

Guy Fawkes é atribuído como "... o único homem que entrou no parlamento com intenções honestas." A captura de Fawkes é celebrada no dia 5 de novembro, e existe uma rima para relembrar a data:

"Remember, remember, the 5th of November
The gunpowder, treason and plot;
I know of no reason, why the gunpowder treason
Should ever be forgot."

Tradução livre:

"Lembrai, lembrai, o cinco de novembro
A pólvora, a traição e o ardil;
por isso não vejo porque esquecer;
uma traição de pólvora tão vil"

Uma imagem da "Guy Fawkes Night", comemorada
todo dia 5 de novembro.

Beleza!
Baseado nisso, o genial roteirista Alan Moore e o ótimo desenhista David Lloyd criaram uma história, que é considerada um dos maiores clássicos dos quadrinhos: V de Vingança (V for Vendetta). E claro, a criação da máscara é creditado a Lloyd.
Iniciada em 1982 e terminada 1983, com alguns relançamentos até hoje, V de Vingança nos mostra um conto futurista (que era 1997 na época, porém atemporal) onde o Estado Inglês tomou posse de tudo, e restringiu praticamente a zero toda música e cultura, deixando o povo a sua mercê.

Capa do quadrinho.

Não foram perdoados negros, judeus, homossexuais e livre pensadores, e o governo conta com polícia secreta, campos de concentração e controle total da mídia, o que é bem semelhante ao fascismo.
Em meio a essa apatia, surge o Codinome "V", um anarquista que utiliza a máscara de Guy Fawkes, e se utiliza de métodos terroristas para abater o governo totalitário.

Um dos trechos da HQ.

No meio do caminho, conhece a garota Evey, que perdeu seus pais nos ataques do governo contra as pessoas. V mostra a Evey a cultura perdida, ideias e ideais, tornando a garota sua aprendiz.
Mas a ideia de V era muito mais que combater o governo: é mostrar que o mesmo povo que elege os governantes pode mudar essa situação.

"Remember, remember..."

E outro detalhe: em nenhum momento da história, é mostrada a identidade de V. Então ele deixa a ideia de "anonimo" no ar, que poderia ser qualquer cidadão (daí que vem a origem dos Anonymous).

Outro trecho que ficou famoso.

Um filme foi lançado em 2006, mas claro que foi levemente enxugado para deixar a trama mais simples para as telas, porém não menos espetacular, e com as mesmas ideias dos quadrinhos.

Capa do filme.

Espero ter esclarecido alguns pontos, e claro, tive oportunidade de falar de uma das minhas histórias preferidas!

3 comentários:

  1. Legal, eu já conhecia quem era o cara que a máscara representa mas teve vários detalhes da história que eu não conhecia. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  2. Indiquei vocês para uma tag: http://andandonolimbo.blogspot.com.br/2013/06/tag-little-big-brother.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Bart!
    Adorei sua publicação,ela é ótima!
    Eu tinha um quadrinho,mas acabei vendendo rsrsrs
    Mudou a cara do blog,ficou ótimo!!!!!

    ResponderExcluir