quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Game: Manhunt

Fala galera!

Faz um tempinho que não falo de games aqui no blog.
Então é chegou a hora de comentar sobre um dos games de Playstation 2 que mais gosto: Manhunt.


Acredito que muita gente já tenha ouvido falar desse game.
E lendas do tipo: "Nossa, ele foi proibido em mais de 100 países!!". É, rolou uma certa proibição do game em alguns países, mas não vamos exagerar.

Manhunt é um game que foi lançado pela Rockstar Games (a mesma da série GTA e Bully) primeiramente para o PS 2, em 2003, e alguns meses depois para X Box e PC. E o mais bacana é que ele tende a agradar fãs de diferentes gêneros de games, já que ele é em 3ª pessoa, é um terror psicológico forte, ação e stealth.

O jogo conta com o personagem James Earl Cash, um assassino que foi condenado a morte. No dia de sua execução, ao invés da injeção letal, Cash recebeu apenas sedativos.


Ao acordar, Cash recebe instruções de um cara que só fala por um fone sem fio, e que quer que o "morto" participe de um jogo.
Esse cara é Lionel Starkweather, diretor de filmes "snuff", e quer que Cash seja a principal estrela de seu novo filme. O roteiro? Jogar Cash em várias partes da cidade, nas mais diversas situações, lidando com gangues, mercenários e até loucos. 
Entenda-se "lidando" como matar a todos.

Cash é jogado em lugares simplesmente absurdos: uma parte decadente da cidade, um ferro-velho, um campo de paintball, um hospício (a parte mais cabulosa do game, sério!!), fora que precisa fugir da polícia pela cidade mesmo e estações de metrô.

Os internos do hospício: acha que conversar leva a algum lugar?

Com ajuda de uma repórter que quer desmascarar Starkweather, Cash então decide mudar o roteiro: caçar o caçador. E os cenários cada vez mais imprevisíveis.

Alguns detalhes que são o atrativo do game:

- Só existem dois níveis de dificuldade: "Fetish" e "Hardcore". Dá pra ter uma ideia;

- Se vocês acham que é simplesmente sair matando todo mundo, engana-se: quanto menos barulho fizer, mais suas chances de sair vivo aumentam. Estratégia em primeiro lugar;

O silêncio é seu único aliado. E a faca na mão, claro...

- Tudo que encontrar pelo caminho é arma: desde sacos plásticos, arame, cacos de vidro, tacos, pés de cabra, facões e as armas de fogo retiradas dos presuntos;

Usar sacos plásticos para matar os inimigos: tudo é arma por aqui!

- Sempre esconder-se nas sombras: os inimigos não te veem, só se por um acaso do destino você se posicionar mal e eles trombarem em você. E escapar é praticamente impossível, porque eles vem pra cima com tudo;

Faça o que o rapaz está pedindo: pare ele!

- Existem três tipos de execução: 
* Com a mira branca ("hasty execution", a mais simples, mas alerta quem estiver próximo);
* Com a mira amarela ("violent execution", com os inimigos a certa distância, você mata e ninguém vê);
* Com a mira vermelha ("gruesome execution", você mata um cara nas costas do outro e sai tranquilo, pois não emite nenhum som).

Matar os inimigos na encolha com o arame é bem eficaz.

"Surprise, motherfucker!!"

- Músicas, climas sinistros e tensão por todo o game.

- Quando você se deparar com Piggsy, um doido que acha que é um porco e veste a cabeça do animal como máscara e tem uma moto serra, e é astro de outros filmes snuff de Starkweather, correr não vai ajudar muito;

Piggsy é um personagem da hora, porém sinistro. Porém, da hora.

- Use objetos que encontrar pelo caminho, como tijolos, garrafas, latas e cabeças (que Cash decepou, claro...) pra chamar atenção dos inimigos enquanto fica nas sombras. Essa é a melhor estratégia para iniciantes (ou não).

O inimigo não precisa da cabeça, mas para você é muito útil!

- A imagem do game em certos pontos realmente parece uma gravação amadora de vídeo: a todo tempo temos a impressão de que estamos sendo gravados!

Fugir é quase impossível, pois os inimigos alertam outros e todos te cercam.

Claro que o game é ultra violento, mas a violência não é só o que interessa. A jogabilidade é muito boa, a história se desenrola muito bem, quando percebemos já estamos jogando a horas, sentados na ponta da cadeira ou do sofá..
Quando for necessário sacar a arma de fogo, tenha certeza de mirar na cabeça.
E deixe os corpos se amontoarem!

Se você não conhece, tá esperando o que?
"Diversão" garantida!

3 comentários:

  1. OMFG eu sou apaixonado por esse game. Sério!
    "E lendas do tipo: "Nossa, ele foi proibido em mais de 100 países!!". É, rolou uma certa proibição do game em alguns países, mas não vamos exagerar." Isso me irrita bastante quando ouço.
    Eu acho que o jogo é foda, mas falhou um pouco quanta a história, pouquissima explicação; O segundo game (que já estou esperando um post sobre ele) foi mais cuidadoso quanto a história, o que deixa o terror psicológico da história muito mais forte.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Manhunt... outro dia vi numa loja por aqui, mas não tinha dinheiro para comprar :(. E já conhecia as lendas sobre ele. Realmente parece ser um jogo interessante e violento, eu jogaria de boa, até porque me faltam jogos bons.

    Meu bully foi pro brejo e eu gostaria de uma matéria sobre ele aqui no blog... rola? kkk

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saca só, Leon!

      http://segundoolharretro.blogspot.com.br/2011/09/bully-ps-2.html

      Excluir