Fala galera!
Quem curte HQs provavelmente já leu ou já ouviu falar do personagem Hellboy. Não é por nada, mas é um dos meu personagens preferidos.
Hellboy foi criado pelo escritor/desenhista Mike Mignola, que já recebeu elogios de vários gênios dos quadrinhos, como Frank Miller (criador de Sin City, O Cavaleiro das Trevas, 300), de Neil Gaiman (Sandman, Deuses Americanos) e Alan Moore (V de Vingança, Watchman, Do Inferno), e concorreu e ganhou vários prêmios relacionados a quadrinhos, entre eles, o Prêmio da Associação de Escritores de Terror Bram Stoker.
Mike Mignola. |
Pode parecer simples a primeira vista, mas as histórias de Hellboy são muito profundas e cheias de terror e mistério. As origens de Hellboy já são estranhas: ele surgiu nas ruínas de uma capela nas Ilhas Britânicas em 23 de dezembro de 1944, após ter sido invocado do Inferno por uma ação conjunta de Rasputin, o monge louco e da Alemanha Nazista.
As histórias do Hellboy pivetinho são muito engraçadas. |
Ele foi encontrado pelo Professor Trevor Bruttenholm e soldados Aliados, e Trevor adotou e batizou o pequeno ser infernal que encontrara. Mostrou para ele a importância de ser humano, e o treinou para combater as forças das trevas. Hellboy mais tarde ganharia o "status honorário de humano" da ONU, em 1952.
Mas claro, como disse antes, parece simples assim, mas não é.
O nome verdadeiro do Hellboy é Anung un Rama, seu nome demoníaco, é originalmente filho de um grande demônio com uma feiticeira, e em sua mão direita, que é bem maior que a esquerda, além de ser de pedra, é a chave para abrir os portais do inferno. Se cumprir essa tarefa, o "Vermelho" desencadeará o apocalipse na Terra.
Por causa desse "detalhe", Hellboy também é conhecido como "A Mão Direita da Perdição".
Hellboy sentado observando o apocalipse |
Ele não envelhece como os humanos, é indestrutível e superforte.
Quando completou a maioridade, se juntou ao B.P.R.D. (Bureau of Paranormal Research and Defence - Bureau de Pesquisas e Defesa Paranormal), cujo diretor é seu pai adotivo, o professor Trevor, e seus colegas de equipe são Liz Sherman (seu poder é pirocinese, além de ser o grande amor do HB) e o simpático e super gênio Abe Sapien (que lembra claramente um peixe humanoide, e possui habilidades telepáticas e psicometria).
Abe Sapien. |
E suas histórias tem um enredo espetacular: ele enfrenta ameaças como vampiros, lobisomens, fantasmas, monstros, antigos deuses da noite, ladrões de túmulos, golens, e as mais diversas lendas (com ênfase no folclore europeu). Em uma das histórias, por exemplo, ele enfrenta a famosa bruxa russa Baba Yaga.
Nem a Baba Yaga escapou de umas porradas. |
E foi essa mistura de elementos de terror com pitadas de humor negro, que levou Mike Mignola e sua criação ao panteão dos gênios dos quadrinhos.
Em 2004, "Hellboy" estrelou nas telonas, sob a direção de Guillermo del Toro, que também criou o roteiro juntamente com Mignola. O filme trouxe todas as referências dos quadrinhos, desde o humor negro de Hellboy, e a atitude de seus companheiros, e como não poderia deixar de ser, o 1º filme trouxe suas origens (ou parte delas). E quando soube que o ator Ron Perlman (um puta ator, diga-se de passagem) iria interpretar o personagem principal, sabia que o filme seria foda.
Capa do 1º filme. |
Esse poster da Selma Blair é das hora! |
O mesmo elenco foi usado em uma continuação, e dirigida por del Toro, chamada "Hellboy II - O Exército Dourado". Nessa sequência, mostra o B.P.R.D. enfrentando uma nova ameaça, criaturas antigas querendo ressuscitar o "exército dourado, uma força destruidora que obedece apenas aquele que os invoca.
Capa do 2º filme. |
Liz Sherman, Hellboy e Abe Sapien, no 2º filme. |
O elenco principal dos filmes são:
Ron Perlman - Hellboy
Selma Blair - Liz Sherman
Abe Sapien - Doug Jones
Pra quem quer conhecer melhor a história, indico essas para começar:
Hellboy - A Mão Direita da Perdição
Hellboy - Os Lobos de Santo Agostinho (na edição "O Caixão Acorrentado")
Hellboy - Paragens Exóticas
E descubra porque o Vermelho é um dos melhores personagens já criados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário