Páginas

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Spiritual Beggars - Stoner Rock da Suécia

Fala galera!

Demorei um pouco pra falar da banda Spiritual Beggars.
Conheci ela a alguns anos atrás, li a resenha de um de seus discos e resolvi comprá-lo. O álbum em questão é o "Return to Zero", de 2010.
Gostei tanto do som, que resolvi procurar os discos mais antigos.
São difíceis de encontrar, já que todos são importados, mas valeu a pena.
Tanto que a capa de um dos discos se tornou o logotipo aqui do blog!


O Spiritual Beggars é uma banda sueca de Stoner Rock, formada pelo guitarrista Michael Amott em 1994, que também é guitarrista da banda de Death Metal, também da Suécia, Arch Enemy.

Todo mundo pensa que o Spiritual Beggars (ou SB) era um projeto paralelo de Amott, mas na verdade, esse é o projeto primordial, já que antes de Amott distribuir paletadas no Arch Enemy, o SB já havia sido formado.

O diferencial do Stoner Rock é sua sonoridade setentista, que apesar de todo a modernidade do Rock nos dias atuais, o Stoner dá um destaque fortíssimo aos áureos anos 70, com belos solos, e influências de Heavy Metal, Rock Psicodélico e Acid Rock.

E o SB se destaca, junto com o Queens of the Stone Age, como as melhores bandas desse estilo, na minha opinião. Já lançaram 8 álbuns de estúdio e 2 ao vivo, e já tiveram três vocalistas diferentes, todos eles com muita técnica e excelentes, mas vou destacar três desses discos pra quem quiser conhecer melhor a banda.

Ad Astra - 2000


Esse disco conta com o vocalista Christian "Spice" Sjöstrand, e com sua voz característica rouca. Esse é o disco que traz uma ótima mistura de Stoner Rock e Blues. Dos discos que eu ouvi, apesar de pesado, é o mais sonoramente sinistro.
Destaque para as faixas "Blessed (pesadíssima), "Save Your Soul", "Escaping the Fools" e "Angel Of Betrayal", que o riff gruda igual a chiclete, e quando vocês menos perceberem já estão cantando.

Left Brain Ambassadors
Wonderful World
Sedated
Angel Of Betrayal
Blessed
Per Aspera Ad Astra
Save Your Soul 
Until The Morning
Escaping The Fools
On Dark Rivers
The Goddess
Mantra
Let The Magic Talk

Demons - 2005


Esse disco já conta com o vocalista Janne "JB" Christoffersson, que também é vocalista de outra banda, a Grand Magus. JB já tem um vocal mais limpo e melódico, porém a banda não se alterou musicalmente com a troca de vocalistas, e o vocalista encarou tranquilo o novo desafio.
É o disco mais pesado, com riffs de tremer o chão, e já pende mais pra um Hard Rock. Destaque para as faixas "Through the Halls", que te deixa hipnotizado, "Born to Die", "Sleeping with One Eye Open" e "One Man Army", que também fica na cabeça, mas pela qualidade.

Inner Strength (Intro)
Throwing Your Life Away
Salt in Your Wounds
One Man Army
Through the Halls
Treading Water
Dying Every Day
Born to Die
Born to Die (Reprise)
In My Blood
Elusive
Sleeping with One Eye Open
No One Heard

Return to Zero - 2010


Após a saída de JB, quem assume os vocais é o grego Apollo Papathanasio, que também é vocalista da banda Firewind. Diga-se de passagem que Apollo já detonava em sua outra banda, então espera-se que ele mande muito bem com o SB. E arrebenta mesmo!
Com uma sonoridade mais setentista, o disco mostra grande influência de bandas como Rainbow e Lynyrd Skynyrd. Destaque para as faixas "Lost in Yesterday", "We are Free" e "Believe in Me", que é uma maravilha de música.

Return to Zero (Intro)
Lost in Yesterday
Star Born
The Chaos of Rebirth
We are Free
Spirit of the Wind
Coming Home
Concrete Horizon
A New Dawn Rising
Believe in Me
Dead Weight
The Road Less Travelled
Time to Live (Uriah Heep cover)

Então a formação atual da banda é: Michael Amott (guitarra), Apollo Papathanasio (vocal), Sharlee D'Angelo (baixo), Per Wiberg (teclados) e Ludwig Witt (bateria).


Agora estou na busca do primeiro disco da banda, e assim que ouvir eu posto aqui sobre ele. E como é dever de todo bom cidadão informar e compartilhar sobre música boa, fica aqui mais uma contribuição minha!

Um comentário:

  1. E ae Bart, belo post, conseguiu traduzir bem os cds selecionados.
    Vc já conseguiu ouvir o primeiro cd (que leva o mesmo nome da banda) ?! Cara, eu achei o MELHOR. Achei bem 70tão! Destaque para a obra prima "Magnificent Obsession".

    Vlw

    ResponderExcluir