O Pearl Jam é uma das bandas mais influentes no Rock a pelo menos 20 anos, e acredito que seja muito fácil e desnecessário fazer uma resenha dos discos "Ten" (de 1991, considerado um clássico, pela quantidade de 'hinos' que constam nele), "Vs." (de 1993, poderoso), "Vitalogy" (de 1994, obscuro) e "No Code" (de 1996, cheio de experimentações).
Tendo o vocalista Eddie Vedder (extremamente carismático), Jeff Ament no baixo, Stone Gossard na guitarra rítmica e Mike McCready na guitarra solo, passando por mudanças na bateria, e hoje o cargo é de Matt Cameron (que também é baterista do Soundgarden). Mas no disco em questão, o subestimado "Yield", o baterista era Jack Irons.
"Yield", lançado em 1998, seja talvez o disco mais underground da banda.
Após as experimentações de "No Code", o Pearl Jam resolveu voltar ao básico. Com fortes influências setentistas (claramente Led Zeppelin), não se prenderam apenas ao estilo 'Grunge' (que apesar de ter as influências dos anos 70, também tem influências Punk, e essa mistura dos dois estilos caracterizam o 'Grunge'), também tem muitas influências de Blues, e flertam um pouco com o Rock Alternativo de Los Angeles.
Capa de Yield, lanççado em 1998. |
Músicas com letras profundas (que são marcas registradas da banda), com várias influências literárias, marcam o disco. Sons pesados como "Brain of J" e "Do the Evolution" se mesclam de maneira excelente com os sons mais leves e reflexivos, como "Faithfull" e "All Those Yesterdays". A música "Given to Fly" é ótima, e os riffs crescem como uma onda. "No Way" é um som mais denso, mas igualmente eficaz.
A banda lançou um vídeo, o 'making of' do processo de gravação, chamado "Pearl Jam - Single Video Theory".
Capa do 'making of' do álbum. |
E claro, a já citada "Do the Evolution", pesada demais, a banda nos mostra a 'evolução' da humanidade.
Com o clipe feito por ninguém menos que Todd McFarlane, o criador do anti-herói Spawn.
Segue a tracklist do álbum:
Brain of J.
Faithful
No Way
Given to Fly
Wishlist
Pilate
Do The Evolution
Red Dot
Mfc
Low Light
In Hiding
Push Me, Pull Me
All Those Yesterdays
Trecho do clipe de "Do the Evolution". |
Aqui no Brasil, o disco chegou às prateleiras em 1998, mas ficou pouquíssimo tempo em catálogo.
Ou seja, isso tornou o álbum extremamente raro, só importando mesmo, o que deixava muito, muito caro.
Eu encontrei o disco em uma loja, e era da época mesmo. Hoje, mais de 14 anos depois, ele voltou ao catálogo.
"Yield" talvez nem seja o melhor disco do Pearl Jam, nem o mais conhecido da banda, mas é um disco de transição, e faz parte de seu legado. Eu considero Na verdade, é um disco para pessoas inteligentes, pois ele é interpretativo e faz a gente pensar. Por que acham que a capa é uma estrada? Aproveitem e se deixem levar! Segue abaixo o clipe de "Do the Evolution"!
Olá eu sou do leituracreepy.blogspot.com.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário ^^
Se estiver interessado em parceria também podemos efetivar uma se quiser ^^
Abraços.
faz uma resenha do binaural
ResponderExcluirfaz uma resenha do binaural
ResponderExcluir