Existem muitas bandas com status de "super", devido ao reconhecimento do público, por criar um som muito bom, etc e talz...
Mas nesse caso em particular, como definir uma banda, que em sua formação tem músicos de outras bandas, muito phodas por sinal, que por qualquer motivo resolveram se juntar e criar algo muito superior?
É complicado, porém, existe.
Vamos começar com o Audioslave:
Formada por Chris Cornell (ex-atual-Soundgarden) e membros do Rage Against the Machine. O Soundgarden foi um dos percussores do movimento grunge de Seatlle, enquanto o RATM fazia um hardcore altamente politizado.
Resultado: um hard rock de primeira, com muitas influências setentistas.
Nos dias atuais, tanto Cornell voltou para o Soundgarden quanto o RATM retornou com o antigo vocalista.
Capa do 1º disco, "Audioslave". |
Velvet Revelver:
Após Scott Weiland (ex-atual-Stone Temple Pilots) ser expulso da banda por causa do alto consumo de drogas e alcoól, e os ex-membros do Guns'n'Roses ficarem perdidos sem um vocalista, foi algo do tipo "juntar a fome com a vontade de comer".
O STP fazia um som alternativo, destaque para a década de 90, e o Guns foi o destaque do hard rock de sua época.
Resultado: um som que pende entre o hard rock e o alternativo, porém com uma qualidade sonora absurda, devido ao alto nível dos músicos.
Hoje em dia, Weiland voltou ao STP, e o Velvet procura um novo vocalista, o que nos leva a próxima superbanda...
Capa do 1º disco, "Contraband". |
Alter Bridge
A banda Creed se dissolveu após o vocalista deixar a banda.
Porém, para não encerrar as atividades, se juntou aos músicos do Creed o excelente vocalista Myles Kennedy, conhecido por seu trabalho em sua antiga banda, The Mayfield Four, que fazia um som alternativo, que por acaso é muito bom.
Resultado: o Alter Bridge fez o que o Creed não conseguiu, que é ter uma identidade própria, com um Hard Rock bem cadenciado.
A banda ficou um tempo sumida, o Creed voltou com o antigo vocalista, mas não foi anunciado o fim do AB. E pra ajudar, rola mais um boato que Myles Kennedy assuma os vocais do Velvet Revolver.
Capa do 1º disco, "One Day Remains". |
Várias dessas superbandas se juntam, dizem, por um motivo básico: eles já tem nome, então porque não se juntar e fazer mais nome?
Mas aí que entram os casos diferentes...
Chickenfoot:
Diga-se de passagem, eles não precisam de mais nome, dinheiro... então se juntaram pelo prazer de fazer música!
O som é hard rock, setentista, alternativo, baladas... e muito técnico!
Capa do 1º disco "Chickenfoot". |
Them Crooked Vultures:
Formada pelo vocalista e guitarrista Josh Homme (Queens of the Stone Age), Dave Grhol (Foo Fighters) que volta às origens e toca bateria, e John Paul Jones (Led Zeppelin), um dos melhores baixistas da história do rock.
O som é fortemente calcado nos anos 70, stoner rock, alternativo e blues.
Capa do 1º disco "Them Crooked Vultures". |
Penso que essas uniões, sejam por dinheiro, fama ou pelo prazer de criar, o que me deixa muito contente é a possibilidade de poder acompanhar a evolução do estilo de música que tanto gosto, pois essas bandas nos mostra que o Rock'n'Roll está longe, muito longe, de morrer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário