domingo, 25 de março de 2012

Super Bandas!

Como definir uma superbanda?

Existem muitas bandas com status de "super", devido ao reconhecimento do público, por criar um som muito bom, etc e talz...
Mas nesse caso em particular, como definir uma banda, que em sua formação tem músicos de outras bandas, muito phodas por sinal, que por qualquer motivo resolveram se juntar e criar algo muito superior?

É complicado, porém, existe.

Vamos começar com o Audioslave:


Formada por Chris Cornell (ex-atual-Soundgarden) e membros do Rage Against the Machine. O Soundgarden foi um dos percussores do movimento grunge de Seatlle, enquanto o RATM fazia um hardcore altamente politizado.
Resultado: um hard rock de primeira, com muitas influências setentistas.
Nos dias atuais, tanto Cornell voltou para o Soundgarden quanto o RATM retornou com o antigo vocalista.

Capa do 1º disco, "Audioslave".

Velvet Revelver:




Após Scott Weiland (ex-atual-Stone Temple Pilots) ser expulso da banda por causa do alto consumo de drogas e alcoól, e os ex-membros do Guns'n'Roses ficarem perdidos sem um vocalista, foi algo do tipo "juntar a fome com a vontade de comer".
O STP fazia um som alternativo, destaque para a década de 90, e o Guns foi o destaque do hard rock de sua época.
Resultado: um som que pende entre o hard rock e o alternativo, porém com uma qualidade sonora absurda, devido ao alto nível dos músicos.
Hoje em dia, Weiland voltou ao STP, e o Velvet procura um novo vocalista, o que nos leva a próxima superbanda...

Capa do 1º disco, "Contraband".

Alter Bridge


A banda Creed se dissolveu após o vocalista deixar a banda.
Porém, para não encerrar as atividades, se juntou aos músicos do Creed o excelente vocalista Myles Kennedy, conhecido por seu trabalho em sua antiga banda, The Mayfield Four, que fazia um som alternativo, que por acaso é muito bom.
Resultado: o Alter Bridge fez o que o Creed não conseguiu, que é ter uma identidade própria, com um Hard Rock bem cadenciado.
A banda ficou um tempo sumida, o Creed voltou com o antigo vocalista, mas não foi anunciado o fim do AB. E pra ajudar, rola mais um boato que Myles Kennedy assuma os vocais do Velvet Revolver.

Capa do 1º disco, "One Day Remains".

Várias dessas superbandas se juntam, dizem, por um motivo básico: eles já tem nome, então porque não se juntar e fazer mais nome?

Mas aí que entram os casos diferentes...

Chickenfoot:


Formada com músicos da "velha guarda", o vocalista Sammy Haggar (Van Halen), o baixista Mark Anthony (Van Halen), o baterista Chad Smith (Red Hot Chilli Peppers) e o guitarrista Joe Satriani (porra, o Joe nem precisa de apresentação...).
Diga-se de passagem, eles não precisam de mais nome, dinheiro... então se juntaram pelo prazer de fazer música!
O som é hard rock, setentista, alternativo, baladas... e muito técnico!

Capa do 1º disco "Chickenfoot".

Them Crooked Vultures:


Outra banda que se formou pelo prazer de fazer música.
Formada pelo vocalista e guitarrista Josh Homme (Queens of the Stone Age), Dave Grhol (Foo Fighters) que volta às origens e toca bateria, e John Paul Jones (Led Zeppelin), um dos melhores baixistas da história do rock.
O som é fortemente calcado nos anos 70, stoner rock, alternativo e blues.

Capa do 1º disco "Them Crooked Vultures".

Penso que essas uniões, sejam por dinheiro, fama ou pelo prazer de criar, o que me deixa muito contente é a possibilidade de poder acompanhar a evolução do estilo de música que tanto gosto, pois essas bandas nos mostra que o Rock'n'Roll está longe, muito longe, de morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário