Fala galera!
É engraçado criar mais um post sobre a Deep Web, pois já foram dois, e por incrível que pareça, foram os dois posts mais comentados aqui. E de tanto que pesquisei, tantos assuntos, senti até certo medo, pois se trata até de um assunto meio sigiloso.
O primeiro post (AQUI) eu meio que fiz a introdução ao assunto, por que muitas pessoas tratavam como uma lenda urbana. O segundo post (AQUI) foi formado por várias visitas minhas à Deep Web.
Pensei "vou fazer diferente: vou printar as telas, e nem vou apagar os endereços, pra quem quiser ver, poder ir... por que todo mundo já tá de saco cheio de ver aquela foto do iceberg!"
Mas nesse terceiro post, eu vou mais além: Deep Web nem é o nome dessa rede! Quem criou? Pra que criou? Será que só tem merda lá? E claro, pra acessar a Deep Web é preciso uma certa malícia, não é qualquer um que acessa, e mesmo se acessar, é complicado encontrar informações.
Vamos começar assim... a Internet é uma só. A rede que eu acesso aqui, é a mesma que vocês acessam aí, e a mesma de quem acessa o Tor Network (é esse o nome certo!).
Tor é a sigla de "The Onion Route" ou "Rota da Cebola".
É uma ideia genial: na rede convencional, você acessa diretamente os dados com outra máquina. Rápido.
Na Rede Tor, esses dados são passados entre vários computadores aleatórios, conectados na rede, até chegar ao destino. Por isso, quanto mais gente conectado, mais rápido fica.
A grande diferença é que, na Internet normal, que todos nós usamos, as informações são mantidas de maneira aberta. Um exemplo bem legal pra ser utilizado: vocês sabiam que todas (é isso mesmo, todas!) as buscas que fazemos no Google são vigiadas por orgãos governamentais? Ou seja, talvez quem encontrou este post por uma busca no Google, é bem provável que algum centro de investigação já tá sabendo.
Aí vocês pensam "Fudeu!". Mas não é assim também.
Essa é uma maneira de "controlar" o fluxo de informações e tentar encontrar quem realmente dá problemas, como traficantes, grupos de extremistas religiosos etc.
Porém, isso tira nossa total liberdade na rede. Imaginem vocês trocando e-mails com algum amigo falando sobre a festa de ontem que estava ótima, namorados trocando e-mails sobre a última noite memorável de sexo, e no meio do caminho alguém já leu sua mensagem? E a sua privacidade?
Pensando nisso, o hacker (e também conhecido como o cara mais perigoso do cyberspaço) Jacob Appelbaum criou um caminho por entre a Internet convencional e criou a Tor Network, a mais ou menos uns 15 anos atrás.
Jacob Applebaum: hacker, cypherativista e considerado o homem mais perigoso da rede! |
Qual é a ideia? Toda a Rede Tor é criptografada, ou seja, você manda um e-mail para alguém, e somente esse alguém consegue ler, desde que ele também esteja usando a Rede Tor.
Outro exemplo: na rede normal, como conseguir manter em segredo uma pesquisa entre gênios de determinado ramo, sendo que toda a rede é monitorada? Na Rede Tor, apenas eles tem acesso a essa pesquisa, numa URL que só eles conhecem.
De onde vocês acham que vem os cracks que usamos em programas ou em games? A maioria dessas lenas urbanas que estão na rede convencional? A melhor maneira de proteger seu computador de invasões externas são encontradas lá, exitem ótimos fóruns onde os chamados "mineiros de dados" trazem e lançam na rede convencional.
Mineiros de dados: fazendo nossa vida mais fácil! |
A galera tá de saco cheio de Facebook, Twitter, Orkut, vai prá lá, cria uma conta em determinado site, e continuam suas conversas sem niguém saber o que estão falando, na total privacidade.
Navegar pela Rede Tor é se manter no anonimato total, ou seja, só se comunica com quem se conhece, ou caso pertença a determinado grupo. É por isso que os hackers dos Anonymous se formaram na Rede Tor. E essa mesma Rede Tor foi de vital importância para o WikiLeaks, site criado por Juliam Assange, onde eram mostrados documentos confidênciais de governos corruptos, entre outras coisas.
Imaginar coisas como "A Rede Tor só tem merda" é muito simplista.
Claro que por todos visitarem essa rede no anonimato, existe muito (muito, muito) mais informações que na rede convencional, e claro que existem os pervertidos (como já citei antes). Mas existem realmente muitos sites bons, como o próprio Wikileaks, pra quem curte download de filmes, séries e música, também é ótimo, e livros então! Pra se ter uma ideia, até pessoas de alto escalão do governo utilizam o Tor pra divulgar informações secretas!
Ou vocês acham que um adolescente de 13, 14 anos estava na Rede Tor, um pedófilo ou estuprador estava lá teclando com ele, e daí a desgraça tava pronta? Vocês não tem ideia da quantidade de safados que existem em chats do Bol, Uol e MSN, pois o acesso do público é bem mais fácil e maior.
Alguns sites que valem a pena citar:
The Hidden Wiki:
Ponto de início e o site mais popular da Rede Tor.
Diferente da Wikipedia, é um diretório onde direciona a gente pra vários links.
Link: http://kpvz7ki2v5agwt35.onion/
Tor Mail:
Tor Mail é um serviço de e-mail que serve apenas na Rede Tor.
Com encriptação refinada e segurança máxima, é o endereço de email com o qual deverá se identificar sempre que se inscrever em fóruns ou qualquer outra coisa no Tor. A inscrição é gratuita.
Será alguma coisa do tipo seunome@tormail.org (por favor, não usem seus nomes de verdade!!!).
Link: http://jhiwjjlqpyawmpjx.onion/
Circle:
Corrigindo uma cagada monstra que fiz: o site "Circle" que está no outro post, não é site de hackers. Serve pra um monte de coisas, entre eles fóruns sobre várias coisas (limpas), pode hospedar imagens e criar comunidades, entre outras coisas. Desculpem a falha.
Link: http://4eiruntyxxbgfv7o.onion/
Como se proteger na Rede Tor:
Parada obrigatória pra saber um pouco mais sobre como se proteger na Rede Tor. Tutorial e passo-a-passo de como se manter seguro. Se funciona no Tor, imagina na rede convencional...
Link: http://552egj2iappsjjdu.onion/Backup/Turorial_Como%20manterse%20seguro%20e%20oculto%20na%20DW_byNeoHackerZ.txt
Se vocês procurarem porcaria na rede convencional, vão achar também.
Funciona da mesma maneira no Tor. O Tor foi criado com o intuito de nos manter livres para acessar a rede, com base na criptografia, para que ninguém intercepte nossas conversas, e para termos uma maior liberdade (não bagunça). Mas se tem gente que curte essas paradas loucas, deixa pra lá.
Mas nunca se esqueçam: que quer ver porcaria, encontra tanto no Tor quanto no Google.
A ideia é ótima, questão apenas de saber usar.
Espero que este post tenha sido mais esclarecedor, e qualquer dúvida, se eu souber reponder, podem fazer!