domingo, 16 de novembro de 2014

O Homem Aranha Superior

Fala galera!

Acompanho quadrinhos a um certo tempo (mais de 20 anos), e sempre que ouço sobre alguma saga envolvendo o Homem Aranha, fico pensativo.
Quando teve a áurea época do uniforme negro, foi um sucesso, tanto que é uma das fases preferidas dos fãs do aracnídeo, e seu uniforme negro é um dos mais cultuados. Claro que desse uniforme negro surgiu um dos vilões mais clássico do herói, o Venom.

Alguns anos mais tarde, surgiu "A Saga do Clone".
Não que ela foi uma porcaria, muito pelo contrário, pois o clone de Peter Parker, que se tornou o Aranha Escarlate, foi uma ideia ótima. Mas a saga de estendeu muito, foi muito demorada, envolvendo uma série de revistas e fatos que só serviram pra 'encher linguiça'. E depois de muitos anos, foi lançada uma edição definitiva, redesenhada e encurtada como deveria ser.

E no início do ano, houve um reboot na Marvel aqui no Brasil.
E o Aranha não escapu disso. E ocorreu o início de um novo arco de histórias, chamado de "Homem Aranha Superior".


Inicialmente, fiquei com uma pulga atrás da orelha. Será que seria uma boa saga? Será que estragariam novamente as histórias do herói?
Relutante, comprei a revista nº 1.
Devo admitir que fiquei surpreso com o enredo e qualidade da história. Muito superior a "Saga do Clone", e melhor que eu imaginava.


O infame inimigo do Aranha, o Dr. Octopus estava morrendo.
E em um de seus experimentos, conseguiu transferir o seu cérebro genial para o corpo de Peter Parker.


Agora o Homem Aranha tem a mente do Otto Octavius, que prometeu para Parker manter o legado do aracnídeo, se tornando o Homem Aranha Superior.
Como era de se esperar, o uniforme sofre uma nova mudança, que eu achei muito legal, em grande parte preto, com garras e com quatro tentáculos que lembram patas de aranha (uma alusão aos tentáculos metálicos do Dr. Octopus). 


O "novo" Homem Aranha declara guerra ao crime, porém age de uma forma mais violenta que Peter Parker. E ninguém sabe que aconteceu essa mudança, e todos acham que Parker mudou mesmo. As memórias de Parker são "acessadas" por Otto, para saber onde e como ele deve agir. E sempre saem algumas "brigas mentais" pelo controle do corpo.


Não vou entrar em muitos detalhes, porque não quero trazer spoilers por aqui, mas indico que acompanhem essa nova fase do herói, está muito boa mesmo. E rola até um encontro com o Homem Aranha 2099, vindo do futuro, e participação direta na mega-saga da Marvel, "Infinito".




E são duas revistas por mês: "Homem Aranha Superior" e "A Teia do Homem Aranha Superior". Acompanhem essa, que na minha opinião, é uma das fases mais bacanas do Homem Aranha dos últimos anos!

sábado, 15 de novembro de 2014

Slipknot - .5: The Gray Chapter

Fala galera!

A banda Slipknot passou por um período conturbado nos últimos anos. Seu quarto álbum de estúdio, "All Hope is Gone", de 2008, mostrou a banda mais madura em termos de sonoridade.


Mas em 2010, morreu o baixista Paul Gray. Claro que afetou de maneira irreversível todos os integrantes. E em meados de 2013, o baterista Joey Jordison declarou ter saído da banda.

As melhores máscaras são de Craham. Opinião minha!

O futuro era incerto para a banda, não digo que seria o fim do Slipknot, mas um novo álbum estaria distante. Então, quando tudo parecia perdido, o percussionista M. Shawn Craham declarou ainda em 2013:

"Está no ar. Todos podem sentir. 2014 será o ano do Slipknot."

Um novo disco de estúdio estava em fase de produção.
Nada havia sido revelado sobre quem ocuparia as vagas de Gray e Jordison, e nem o título tinha sido trazido ao público.
O vocalista da banda, Corey Taylor, disse em uma entrevista:

"“É bem pesado. Quero dizer, baseando-me apenas nas coisas que eu tenho feito demos... 
É tipo… na real, é como uma mistura de “Vol. 3 (The Subliminal Verses)” com “Iowa”. É bem sombrio, mas tem um lance esotérico muito bom, muita melodia boa sem tirar o peso. Vai ser do caralho.”

Corey Taylor e sua nova "cara".

Em 1º de agosto, foi lançado o primeiro single: "The Negative One", acompanhado pelo clipe da música. O som pesadíssimo e cru, soa mais como o "Iowa (2001)".


No mesmo mês de agosto, no dia 24, foi lançado o 2º single: "The Devil in I". Um som mais a pegada do "Vol. 3 (2004)", e dessa vez o clipe mostra os integrantes se detonando (literalmente) com as máscaras antigas para o surgimento das novas máscaras, incluindo os novos integrantes, que são Alessandro Venturella (baixo) e Jay Weinberg (bateria).


E finalmente no dia 17 de outubro, ".5: The Gray Chapter" foi lançado oficialmente. Aqui sim, a declaração de Taylor se encaixou perfeitamente, após uma audição total do trabalho.


A mistura dos álbuns mencionados são claras, mas na minha opinião, ainda está mais puxado para o "Iowa". O som pesado e cru, constante durante todas as músicas, estavam ausentes em seus trabalhos anteriores. Fora a capa, que na minha opinião, é linda!

No decorrer de suas 14 faixas, ouvimos peso, melodia, tons sombrios, berros, raiva, angústia, mais peso, e a qualidade sonora que se espera de um disco da banda.

É difícil destacar algumas faixas, mas "The Negative One", "The Devil in I", "Nomadic (uma bela música)", "Custer (doentia)" e "Be Prepared for Hell (viciante)" são um belo começo.

Segue tracklist:

"XIX"
"Sarcastrophe"
"AOV"
"The Devil in I"
"Killpop"
"Skeptic"
"Lech"
"Goodbye"
"Nomadic"
"The One That Kills the Least"
"Custer"
"Be Prepared for Hell"
"The Negative One"
"If Rain Is What You Want"


O Slipknot soube dar a volta por cima em situações complicadas, coisas que levaram o fim de muitas bandas, e trouxeram um de seus trabalhos mais maduros e pesados de sua carreira. Acredito que essa 'volta às origens' se foi necessária para que a banda se encontrasse durante seu caminho.

Altamente indicado e ouça no volume máximo essa parada!!