sábado, 18 de outubro de 2014

Revista OLD! Gamer e a Nostalgia da Época de Ouro dos Games

Fala galera!

Pode até parecer bobeira, mas no alto dos meus 32 anos, sempre digo para os mais novos que a minha geração acompanhou a evolução dos games.
Ou seja, para quem não viu, não acompanhou isso naquele momento, como o primeiro game do Mario para o NES se tornar algo como o Super Mario Galaxy, ou o primeiro GTA para PlayStation 1 evoluir para o animal GTA V, entre tantos outros, talvez nem se importe tanto.


Em uma época pré-internet, onde gastávamos grana jogando arcades, vivíamos dentro de algumas locadoras (já que não eram todas que tinham uma área específica para games) aguardando a devolução de certos games para poder locá-los, ficávamos enchendo o saco do tio da banca de revistas, esperando aquela revista sobre aquele jogo chegar e quebrávamos a cabeça para tentar zerar determinados jogos antes de devolvê-los.Ou então pagava por tempo para jogar os games na própria locadora? Quem nunca discutiu com um amigo por querer levar o mesmo game que ele num sábado, pra jogar em casa e devolver na segunda?


Não havia trailers de game no Youtube, detonados nem sempre tinham todos os detalhes. Os truques/dicas/códigos (por algumas revistas eram chamados "trapaças") nem sempre davam certo.


Me lembro da quantidade de clubes de vídeo games criados por amigos e espalhados em anúncios pelas revistas de games da época (a citar: Gamers, Ação Games, Super Game, Game Power, Super Game Power). Eu mesmo cheguei a participar de um, chamado "Fera's Games", e o símbolo era o Sonic e o Mario. Até carteirinha nós tínhamos. Cada camarada cuidava de um gênero de game, e todos brigaram por corrida e aventura, e eu fiquei com os de luta, felizmente, e sem brigar.

São tantas lembranças. Lembranças da Era de Ouro dos Games.
Acho que a geração de hoje não se encanta como nós nos encantamos ao jogar Mario para o Nintendinho, ou como Phantasy Star para Master System nos proporcionou horas de aventura com Alis. Ou poucos anos mais tarde, quando o Mega Drive e o Super Nintendo travavam uma batalha pela hegemonia do mercado dos games, trazendo lançamentos excelentes para os donos de consoles. Ou então passar um tempo nas casas de fliperamas, na saída da escola, só para jogar aquele game impressionante que não havia sido lançado (ainda) para os consoles caseiros. O tal do "Hadouken" e do "Come Here!" encantavam o pessoal nas casas de fliper.

O parceiro daqui do 2º Olhar, o Old School Gamer, tem um excelente site para manter essa era viva. Com ótimos posts de games clássicos e entrevistas com entusiastas dessa época.

E em meados de agosto de 2009, a revista OLD! Gamer me trouxe de volta essa nostalgia de ir às bancas comprar revistas de vídeo game!

Capa da edição 1.

As capas são um espetáculo à parte, com imagens clássicas de nossos games favoritos.
Com uma equipe de primeira, traz matérias extremamente competentes, com detalhes de produção dos games e curiosidades. E a parte gráfica da revista é primorosa, que conta com cenários, personagens e imagens, coisas que seriam impossíveis de serem feitas naquela época.































Algumas da matérias que estão nas páginas da revista ao longo de suas (até agora) 23 edições:

- A história de Street Fighter II;
- Michael Jackson's Moonwalker;
- o melhor RPG lançado para Master System, Phantasy Star;
- os escabrosos fatalities de Eternal Champions;
- Donkey Kong Country;
- The Need for Speed;
- Out of this World;
- 20 anos de Neo Geo - a dura trajetória do videogame que quis ser um fliperama caseiro;
- Streets of Rage 2 - cenários, curiosidades regionais e muitos malandros genéricos;
- Ayrton's Senna Super Monaco GP II
- Kid Chameleon;
- Ghosts'n Goblins;
- Mortal Kombat;
- Top 25 Arcade de Futebol;
- O verdadeiro pai do gênero Survival Horror Sweet Home;
- The Elders Scrolls: Arena;
- Dossiê Road Rash;
- Altered Beast;
- Diablo;
- Castlevania - Symphony Of The Night;
- The Legend Of Zelda - A link to the past;
- As evoluções de Final Fantasy;
- Aniversário de 20 anos - Mortal Kombat II;
- Kenseiden;
- Famicom - 30 anos de história;
- Earthworm Jim;
- Megaman X;
- Killer Instinct;
- Super Mario RPG;
- Versões Red, Yellow e Blue - Pokémon;
- International Superstar Soccer;
- Megami Tensei;
- 20 anos de porradas! The King of Fighters;
- 20 anos de PlayStation.

Além de ótimas matérias como o início das locadoras no Brasil, uma retrospectiva da era dourada do Atari; entrevistas inéditas com David Crane, o pai de Pitfall; ninjas lendários - um divertido tributo aos maiores (e piores) ninjas que já controlamos; celebridades do NES - o que aconteceu quando astros do cinema foram parar no Nintendinho; o bê-á-bá da emulação - fatos e mitos sobre o assunto que sempre vai gerar polêmica, e todas as edições contam com uma análise chamada "OLD! News", onde trazem as notícias das antigas revistas e dizem se tudo era realmente verdade.

Como o trabalho desse pessoal deve ser valorizado, e a revista não é cara, não deixarei nenhum link de download das revistas, mas sim o site onde vocês poderão comprar as edições antigas.
Se você é um gamer nostálgico, assim como eu, você não pode perder as edições dessa revista, nem deixar de visitar o site do parceiro também!

A revista OLD! Gamer pode ser comprada NESSE LINK
O site do parceiro Old School Gamer está AQUI

2 comentários:

  1. Excelente matéria!!!!!!!
    Inclusive o Old School Gamer se chamaria Old Gamer, pouco tempo antes do site ser lançado, surgiu a noticia do lançamento da revista... Dai a mudança pra Old School Gamer.

    ResponderExcluir