domingo, 17 de fevereiro de 2013

David Bowie - The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars


David Bowie é um dos maiores gênios do Rock n' Roll que pisaram em solo terrestre. Ele sempre se inovou, tanto no visual como na sonoridade de sua música. Não é à toa que é conhecido como o "Camaleão do Rock".


Imagine na década de 70, onde haviam muitas bandas de qualidade, e onde muitas outras surgiam, porém "copiando" estilos de bandas já existentes e com sucesso enorme. Então, Bowie teve uma ideia animal demais: criar um personagem e uma banda, com vestimentas próprias e estilo próprio, com uma história por trás de um álbum extremamente conceitual.

Parece complicado, né?
Mas com uma imaginação muito fértil (e também movida a quantidades industriais de cocaína) surgiu o que seria considerado sua obra-prima:
Em 6 de junho de 1972, foi lançado o disco "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" que em tradução livre é "A Ascensão e Queda de Ziggy Stardust e As Aranhas de Marte".

Capa do disco.

A história é essa:
O álbum conta a história de um alienígena chamado Ziggy Stardust, que vem para salvar a Terra, que seria destruída em cinco anos e acaba formando uma banda chamada "Spiders from Mars". Ele se torna um Rockstar e acaba cedendo aos exageros do Rock n' Roll. 
Claro que como todo o Rockstar que se prese, após tantos exageros e escândalos, o disco termina com o suicídio de Ziggy.

Agora fala pra mim: de onde o cara tirou uma história dessas??
É genial! O mais legal de tudo é que as músicas são atemporais, foram lançadas em 1972, mas até hoje acontecem esses tipos de situação (não com alienígenas, claro). E o que chamou realmente a atenção foi o visual andrógino de Bowie, não dava pra saber se era homem ou mulher, ou seja, deve ser alienígena mesmo.

Visual andrógino e história envolvente:
receita para o sucesso!

O disco inteiro é sensacional, bem Glam Rock mesmo, mas com certeza destaco as faixas "Five Years", "Lady Stardust", "Starman" (que até virou um cover de sucesso aqui no Brasil na década de 80/ 90, feito bela banda "Nenhum de Nós", renomeada como "Astronauta de Mármore") e claro, "Ziggy Stardust".

Tracklist:
1. Five Years 
2. Soul Love
3. Moonage Daydream 
4. Starman 
5. It Ain't Easy 
6. Lady Stardust 
7. Star 
8. Hang On To Yourself 
9. Ziggy Stardust 
10. Suffragette City
11. Rock 'N' Roll Suicide 

Quem curte Rock, não pode deixar de conferir, já que se trata de um pedaço da história da música.
Ligue os fones e siga a trajetória de Ziggy Stardust!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário